Divulgado calendário de vacinação contra Gripe A (H1N1)

  • Data de publicação
    8 de março de 2010
  • Discussão
    Nenhum comentário

Começou nesta segunda-feira, dia 08 em todo país, a campanha de vacinação contra a Gripe A (H1N1). Os primeiros a serem imunizados são os profissionais de saúde envolvidos no trabalho de combate à doença e ao atendimento ao público e também os indígenas.

Os outros cinco grupos serão divididos de acordo com a análise de disseminação do vírus H1N1 ano passado. A partir de 22 de março até 4 de abril, será a vez de gestantes, crianças até dois anos e doentes crônicos serem vacinados. A população será vacinada nos postos de saúde.

Os idosos serão imunizados dentro do calendário da campanha nacional de vacinação contra a gripe comum, que acontece todo ano, e a campanha será entre 24 de abril e 7 de maio, porém só os idosos portadores de doenças crônicas serão imunizados.

As pessoas que não se encaixam nos grupos devem aguardar as determinações do Ministério da Saúde. Ainda não há data definida para a chegada das doses nas clínicas particulares. Espera-se que as vacinas cheguem até o final do mês, custando cerca de R$ 50,00.

É importante salientar que a vacina para a Gripe A (H1N1) não previne a população contra outras gripes.