Alunos do curso de Direito irão à Suíça defender projeto acadêmico

  • Data de publicação
    14 de junho de 2016
  • Discussão
    Nenhum comentário

Alunos do curso de Direito irão à Suíça defender projeto acadêmico sobre Direitos Humanos

Os alunos da 10ª fase do Curso de Direito da Faculdade CESUSC, Laura Auler Schirmer e Wallace Rodrigues Johnson, tiveram seu trabalho selecionado e participarão da 8ª edição do “Nelson Mandela Moot Court Competition”, um dos principais eventos educacionais sobre Direitos Humanos no mundo. Apenas 70 participantes, de diferentes nacionalidades e de 25 universidades, representarão as cinco regiões das Nações Unidas (África, Ásia e Oriente Médio, Europa Oriental, América do Sul e Caribe, Europa Ocidental e outras regiões). O Encontro será entre os dias 18 e 20 de julho, em Genebra, na Suíça.

O objetivo do evento é reunir acadêmicos e mestrandos de várias partes do mundo para debater questões contemporâneas e de vanguarda em Direitos Humanos da ONU, influenciadas por perspectivas e experiências nacionais e regionais. Os estudantes tiveram que apresentar argumentos escritos para um caso hipotético. Somente as cinco melhores equipes de cada região foram convidadas a viajar para Genebra a fim de participar das rodadas da pré-final da competição.

“É um grande orgulho ter dois alunos da CESUSC representando a América Latina e o Caribe, ainda mais que a Faculdade mantém um Grupo de Pesquisa em Direito Internacional. Lá em Genebra, já na semifinal, os acadêmicos vão discutir os dois lados do caso hipotético, a Requerente e o Requerido, diante de uma banca de especialistas em Direitos Humanos. As duas melhores equipes avançam para a rodada final que é presidida por juízes de tribunais internacionais”, explica o Coordenador Adjunto do Curso de Direito, Paulo Potiara de Alcântara Veloso.

Os acadêmicos foram desafiados pelo Professor Paulo Potiara para participarem da 8ª edição do “Nelson Mandela Moot Court Competition”. Para a acadêmica Laura Auler Schirmer “foi uma grande surpresa ter nosso trabalho selecionado, embora tenha sido feito com muita dedicação”. Já o acadêmico Wallace Rodrigues Johnson disse que “sempre gostou muito da disciplina de Direito Internacional, e essa conquista só aponta que está na direção certa da sua qualificação profissional”.

Os vencedores da final em Genebra ganharão uma bolsa de três semanas de um Curso de Direitos Humanos na Universidade de Lucerne, na Suíça, e os melhores qualificados durante a bolsa terão a oportunidade de trabalhar nas Nações Unidas.