Psicólogo Alfredo Moffatt receberá título de Honoris Causa

  • Data de publicação
    13 de maio de 2016
  • Discussão
    Nenhum comentário

Psicólogo Alfredo Moffatt vem a Florianópolis para ministrar curso e receber título Honoris Causa 

Um dos mais renomados psicólogos da América Latina, o argentino Alfredo Carlos Moffatt, estará em Florianópolis na próxima semana para participar de atividades alusivas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Ele participará de dois eventos na Faculdade CESUSC: no dia 17/5, às 19h, ministrará um minicurso sobre “Terapia de Crise”. Já no dia 18/5, às 9h30, o psicólogo receberá uma homenagem da instituição de Honoris Causa por sua contribuição ao processo da Reforma Psiquiátrica brasileira.

Moffatti dedica-se há anos a refletir e produzir uma Psicologia que leva em conta as características culturais que produzimos e que nos produzem. Uma verdadeira Psicologia Social, que associa os modelos da cultura popular com a simbologia da vida cotidiana, ensinando formas de ler a realidade. “Suas invenções, encarnadas em dispositivos de acolhimento e tratamento da dor humana, estão direcionadas particularmente para os segmentos sociais marginalizados, para as pessoas que vivem em condições extremas, nos limites da experiência humana, buscando restituir-lhes as ferramentas para fazer o enfrentamento necessário, apostando nas soluções coletivas e na restituição de algum poder contratual”, explica o professor e um dos coordenadores do evento, Felipe Brognoli.

Para o professor, que teve o primeiro contato com as obras de Moffatt nos anos 80, os estudos do Psicólogo ajudaram na busca de estratégias para a intervenção nas instituições manicomiais. “Esse trabalho é importante porque passou a ser referência para uma geração de psicólogos brasileiros que se interessavam pelo tema da Saúde Mental e da então nascente Reforma Psiquiátrica. Daquela experiência nasceram outras iniciativas de trabalho com populações em condições liminares, que também se tornaram referência para intervenções semelhantes pelo Brasil”, completa.