Faculdade comprometida com a educação, os direitos humanos e inclusão social

  • Data de publicação
    4 de dezembro de 2015
  • Discussão
    Nenhum comentário

Faculdade CESUSC comprometida com a educação de qualidade, os direitos humanos e a inclusão social

A Faculdade CESUSC reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, os direitos humanos e a inclusão social. A campus localizado na SC401, em Florianópolis (SC), além de ser totalmente acessível a cadeirantes e a pessoas com deficiência física, também é acessível a pessoas cegas e com visão subnormal.

De acordo com o Presidente da Faculdade CESUSC, Prudente José Silveira Mello, em um mundo marcado pela intolerância é fundamental compreender os direitos humanos em sua totalidade, permitindo por meios de processos de luta a garantia da construção da dignidade humana. “O respeito ao meio ambiente, aos direitos civis e políticos, aos direitos econômicos, sociais e culturais são um compromisso de todos para uma agenda que possa preservar e garantir uma vida digna. As ações e políticas implementadas pela Faculdade CESUSC em defesa, inclusão e acessibilidade estão em sintonia com esses ideais”.

O processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais tornou-se efetivo a partir da Declaração de Salamanca, em 1994, respaldada pela Convenção dos Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos (1990).

Antes disso, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) – Documento marco na história dos direitos humanos, e elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948 – já estabelecia a proteção universal dos direitos humanos. Com isso, uma série de tratados internacionais relacionados ao tema e outros instrumentos adotados desde 1945 expandiram o corpo do Direito Internacional dos Direitos Humanos, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), entre muitas outras.