Alunos do curso de Direito participam da Semana da Conciliação

24 de novembro de 2015

Alunos do curso de Direito participam da Semana da Conciliação

O Escritório de Atendimento Jurídico (ESAJ) da Faculdade CESUSC abriga até sexta-feira (dia 27), a Semana Nacional da Conciliação, evento que faz parte do calendário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Juizado Especial Cível e Criminal de Santo Antônio de Lisboa pautou 200 ações do juizado civil, sendo realizadas 40 por dia, divididas em cinco salas. As audiências acontecem de forma simultânea e conta com a colaboração dos alunos do Curso de Direito da Faculdade CESUSC.

“A Semana Nacional da Conciliação é um esforço concentrado para conciliar o maior número possível de processos em todos os tribunais do país. Trata-se de uma campanha de mobilização, realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito”, explica o assessor de gabinete Mateus Steffan Pellenz.

Os processos mais comuns do juizado civil de pequenas causas são de telefonia, internet, transporte aéreo, bancos, acidentes de trânsito, cobranças de condomínio e escolas e inscrições indevidas. Segundo o assessor, os processos são escolhidos por ordem de entrada, dos mais antigos para os mais novos.

O grande benefício é a agilidade na redução do volume dos processos que, só no Fórum de Santo Antônio de Lisboa, já chegam a 200 novos por mês. “Após essa audiência de conciliação, sendo bem-sucedida ou não, o processo vai a julgamento. Na maioria dos casos, a conciliação é uma boa opção para ambas as partes. Infelizmente, os acordos firmados ainda são muito baixos. É necessário comprometimento e uma cultura de conciliação de todas as partes: empresas, advogados e das pessoas que abrem as ações”, completa.

Mais informações pelo telefone (48) 3239-2644.