Grupo de Estudo recebe liderança americana sobre transtornos mentais

22 de outubro de 2015

Grupo de Estudo e Pesquisa de Psicologia recebe liderança americana sobre transtornos mentais

O Grupo de Estudo e Pesquisa do Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC “Sofrimento Psíquico: o processo de Restabelecimento (Recovery), emancipação e cidadania” recebeu a visita ilustre de Richard Weingarten, uma liderança de usuários nos Estados Unidos que têm transtornos mentais. Ele falou sobre suas experiências e estratégias de Recovery e emancipação.

Richard já morou no Brasil e vem praticamente todos os anos participar de encontros e discussões sobre transtornos mentais. No encontro realizado com os alunos de Psicologia da Faculdade CESUSC, o ativista relatou sua história de vida, transtornos, depressões e crises psicóticas. Também compartilhou sua recuperação e estratégias por meio de ferramentas de Recovery. “O Recovery busca que os próprios usuários sejam apoio para outros usuários, já que têm a experiência de viver o sofrimento e a superação. Para os alunos foi um momento muito rico de aprendizado e confronto com as teorias e concepções da Psicologia”, explica a professora e coordenadora do Grupo de Estudos, Tânia Grigolo.

A professora esteve nos Estados Unidos no ano passado para conhecer os trabalhos desenvolvidos no país sobre transtornos mentais e encontrou Richard. Por isso, ele retribuiu a visita e veio a Florianópolis. Agora a ideia é estreitar ainda mais a parceria sobre os estudos de Recovery e criar novos encontros de discussões.

O grupo envolve alunos de diversas fases do Curso de Psicologia, profissionais, pesquisadores e usuários dos serviços de saúde mental.