Alunos do Curso de Psicologia criam vídeo inspirado em caso analisado por Freud

9 de outubro de 2015

Alunos do Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC criam vídeo inspirado em caso analisado por Freud

A partir de um trabalho desenvolvido para a disciplina de Fundamentos da Psicanálise I, os alunos Áurea Maria Thys, Ângela Michelon, Cláudia Vargans, Dalila Regina Zotti, Davide Cjareun, Franciane França e Victor Stone decidiram transformar o trabalho escrito sobre Histeria em um vídeo.

O caso estudado por Freud foi o da Sra. Emmy Von N., de 40 anos, nascida em 1848, na Suíça, e que teve uma educação muito rígida da mãe enérgica e severa. Casou-se aos 22 anos com um industrial rico, de 65 anos. Tiveram três filhos. Quando o marido faleceu de uma crise cardíaca, o filho do casal espalhou boatos que a mãe havia envenenado o pai, motivado pela falta da herança. A viúva ficou traumatizada e marcada socialmente. O nervosismo frequente a levava a médicos psiquiatras e psicoterapeutas.

Para a professora Ivanir Barp Garcia, o trabalho é louvável. “É na arte que o homem encontra sua dimensão de liberdade. Os alunos vivenciaram com entusiasmo os laços estreitos entre psicanálise e arte. Esta é uma vivência que possibilita uma abertura para renovar a transmissão do conhecimento teórico sistemático”, orgulha-se.

A iniciativa de produzir o vídeo partiu dos próprios alunos, que foi apresentado ao restante da turma em uma roda de conversa. “Realizamos a filmagem em um domingo, das 9h às 19h. Tiramos o dia para nos dedicarmos à produção do material. Adoramos o resultado final, apesar de sabermos que poderia ser melhor, mas já sabemos que um dia é pouco”, explica Angela Michelon.

Assista o vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=x17oa4H6aeU.