Professora de Psicologia faz Pós-Doutorado em Portugal

15 de setembro de 2015

Professora de Psicologia faz Pós-Doutorado em Portugal

Andréa Pesca, professora de Psicologia na Faculdade CESUSC, está concluindo seu Pós-Doutorado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, em Portugal. A docente encontra-se em Florianópolis neste momento, mas retorna para Lisboa em dezembro, onde ficará por mais dois meses. O projeto trata sobre a elaboração de sete escalas psicológicas para avaliar a autoeficácia de atletas olímpicos e de alto rendimento.

Nos sete meses que Andréa esteve em Lisboa com a bolsa de pós-doutorado, além do projeto, ela conseguiu fechar uma parceria de quatro anos com os laboratórios dos dois professores e orientadores, Sidónio Serpa e António Rosado. “Assim, retorno a Lisboa por mais dois meses contínuos no projeto, onde ficarei de dezembro deste ano até fevereiro de 2016”, explica.

Para a professora, essa experiência foi produtiva e enriquecedora. Durante esse período, ela apresentou quatro trabalhos em um Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício da ISSP (International Association Sport Psychology), em Roma. “Além disto, no meu período em Lisboa fui convidada pelo professor Sidónio Serpa a dar seminários (que valeram como aulas) aos doutorandos em Psicologia do Esporte da FMH, bem como aulas para os alunos da graduação em Educação Física”, completa.

Em dezembro, quando retornar a Lisboa, Andréa terá a companhia de duas ex-alunas da Psicologia da Faculdade CESUSC, Juliana Frainer e Fernanda Schweitzer, que ajudarão nas pesquisas. Em paralelo a esse projeto, a Professora conta ainda que fará parte de um projeto mundial a respeito de motivação para atividade física, tema da dissertação de Juliana Frainer, mestranda do curso de Psicologia da UFSC.