Perfil do Docente Professor Pery Segala

  • Data de publicação
    10 de setembro de 2015
  • Discussão
    Nenhum comentário

Perfil do Docente – Professor Pery Segala

Pery Segala é natural de Cruz Alta (RS) e mudou-se em definitivo para Florianópolis em 2007. É Coordenador do Curso de Design de Interiores da Faculdade CESUSC desde 2008, ou seja, foi um dos Professores que participou da criação do curso. É graduado em Arquitetura e Urbanismo (UFPEL), com especialização em Projetos Comerciais e Interiores (UNISINOS). Além disso, tem mestrado em Engenharia Civil área de Construção civil e conforto acústico (UFSM), Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na área de Projeto e tecnologia do ambiente construído (UFSC).

Após a colação de grau em Arquitetura e Urbanismo, decidiu expandir a área de atuação e passou a atender empresas e clientes nos três Estados da região Sul em projetos e obras comerciais e de serviços de diversos segmentos. Atuou também como consultor do SEBRAE/RS e como conselheiro do CREA/RS. De forma filantrópica, realizou trabalhos para instituições sem fins lucrativos, tais como APAE/RS e associações comunitárias. A docência começou em 1999, discretamente, em uma universidade no interior do Rio Grande do Sul.

Na avaliação do Professor, o mercado de trabalho é competitivo e muito promissor. “Todos os espaços e ambientes internos ou externos, em que o ser humano utiliza para estabelecer as relações sociais, comerciais, íntimas e de lazer compreendem o trabalho de um arquiteto/urbanista e de designer de interiores. Para ser bem-sucedido o profissional precisar estar preparado, disposto e atento às oportunidades”.

As redes sociais ajudaram na divulgação de projetos e ideias inovadoras no mercado de arquitetura e design, mas também trouxe uma enxurrada de informações equivocadas e sem conhecimento específico. “Não são só os clientes que ficam perdidos e mal orientados, os próprios profissionais, pouco atentos, podem equivocar-se com informações e conceitos fora de contexto que são publicados na internet”, alerta. Os desafios de um design de interiores, segundo Segala, são entender as reais necessidades, desejos e aspirações dos clientes para alcançar as expectativas dos mesmos.

Brincalhão, o professor faz piada ao ser questionado sobre suas atividades preferidas nas horas de folga: “Horas vagas? Onde elas estão que não as encontro?”. Quando tem um tempo livre o que ele mais gosta de fazer é estar com a família, assistir filmes, ir à praia e viajar.