Diretor Presidente da Faculdade CESUSC participa de congresso na Colômbia

1 de setembro de 2015

Diretor Presidente da Faculdade CESUSC participa de congresso na Colômbia

Na última semana, o Diretor Presidente da Faculdade CESUSC, Prudente José Silveira Mello, foi um dos conferencistas no VIII Congresso Internacional de Criminologia e Direito Penal, na Universidad Libre – Seccional Cali, na Colômbia.

O tema da palestra do professor foi Perspectiva da Justiça de Transição do Brasil, um tema recente e em voga na justiça do país, que trata sobre a superação de processos traumáticos de violação em massas dos Direitos Humanos. “Temos pelo mundo muitos exemplos da Justiça de Transição, como o Apartheid, na África do Sul, e as Ditaduras Militares nos países da América do Sul. Houve milhares de casos de sequestros, torturas e mortes e a Justiça de Transição busca estabelecer a paz e a convivência entre as vítimas e a sociedade nos processos traumáticos”, explica Prudente.

Paralelo ao VIII Congresso Internacional de Direito de Criminologia e Direito Penal, foi realizado o I Congresso Internacional de Pensamento Crítico, Realidade e Direito. Estiveram presentes o reitor da Universidad Libre, Libardo Orejuela Díaz, o professor da Universidade Católica da Colômbia, German Silva Garcia, a professora da Universidade Carlos III de Madri, Maria Jose Fariñas, e os professores Jairo Vladimir Llano e Jorge Carjaval.

“Eventos como esse são importantes porque ajudam na construção e na renovação da democracia. Há ainda um déficit por responsabilizar aqueles que cometeram crimes e violações dos Direitos Humanos durante a Ditadura”, finaliza.

Convênios

O Diretor Presidente da Faculdade CESUSC esteve com representantes da Universidad Libre, na Colômbia, para tratar de convênios entre as instituições. O objetivo é realizar parcerias e intercâmbios de professores e alunos. Em breve, a Faculdade divulgará mais informações sobre os avanços dos acordos.