Perfil do Docente Professor Almir Pedro Sais

  • Data de publicação
    28 de agosto de 2015
  • Discussão
    Nenhum comentário

Perfil do Docente – Professor Almir Pedro Sais

Ontem, dia 27 de agosto, foi comemorado o Dia do Psicólogo. Nada mais justo que o perfil desta semana seja do Professor e Coordenador do Curso de Psicologia, Almir Pedro Sais. Para ele não tem tempo ruim na hora de lecionar, quando entra na sala de aula os problemas, angústias e frustrações ficam do lado de fora. “Se por ventura estou mal, ao entrar na sala de aula eu me transformo. É o lugar em que quero e gosto de estar. Um lugar mágico de fazer gente, de produzir subjetividade”, explica.

Natural de Itajaí, Almir é graduado em Psicologia pela UFSC, tem especialização em Psicologia para o Magistério Superior pela Univali (Itajaí), Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC (SP) e doutorado em Psicologia pela UFSC.

Se na sala de aula Almir é sistemático e analítico, fora dela ele é mais “relaxado”. Estar com a família, reunir os amigos para cozinhar, jogar conversa fora e tomar um bom Whisky são motivos de sobra para que ele leve a vida mais leve, sem as complicações do dia a dia. O hobby mesmo é passar horas com os aeromodelos radio-controlados, como os helicópteros. Viajar pelo mundo é outra paixão. Tudo isso conquistado com muita dedicação, já que quando jovem precisou enfrentar muitas dificuldades, principalmente financeiras.

O mercado de trabalho, segundo o professor, está em franca expansão, com diferentes formas de atuação e contexto. “Falo aos meus alunos que onde existir mais de um ser humano…teremos o que fazer”, brinca. Porém, há desafios a serem enfrentados, tais como a ciência encontrar soluções e intervir em um mundo humano cada vez mais veloz e fluido e na ampliação do reconhecimento e necessidades dos Psicólogos. “É importante termos uma jornada de trabalho digna para o bom exercício da profissão, melhores salários e mais políticas públicas que encampem o saber psicológico”, defende.

A continuidade do conhecimento teórico e técnico adquirido nos bancos acadêmicos em formação continuada (graduação, pós-graduação e formação profissional), é uma das ferramentas mais importantes para o exercício da profissão. A sensibilidade dos profissionais também é peça-chave para a construção e manutenção de um profissional bem-sucedido.

Quando questionado sobre um sonho a ser realizado, Almir encerra a entrevista com uma frase que vale a pena ser replicada: Viver cada dia e ter muitos dias para viver!