Projeto “Na Rua de Olho na Lua” atraiu dezenas de estudantes e visitantes para o

7 de abril de 2009

Este é o Ano Internacional da Astronomia e o Cesusc promoveu evento aberto à comunidade para abordar o tema dos astros

A atividade "Na Rua de Olho na Lua", um projeto comemorativo aos 400 anos da invenção do telescópio por Galileu Galilei (1564 – 1642), reuniu dezenas de estudantes e visitantes no Cesusc na sexta-feira (03/04). O projeto é do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA), que promove a divulgação científica há 24 anos, sem fins lucrativos. Formado por astrônomos amadores voluntários e com o apoio do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o GEA possui um variado leque de atividades abertas ao público.

Na noite de sexta-feira eles levaram três potentes telescópios e binóculos para o estacionamento do Cesusc e orientaram as pessoas sobre a observação dos astros.

Crianças e adolescentes foram os que mais se impressionaram com a imagem da lua aumentada em 140 ou 200 vezes (primeira foto ao lado). O planeta Saturno também podia ser visto com seus anéis. Os equipamentos eram operados pelos próprios membros do GEA, que paralelamente explicaram aos observadores aquilo que é visto ao telescópio.

Ocorreu ainda
uma palestra sobre Galileu e seu invento, Astronomia do Sistema Solar e do Sistema Terra-Lua, ministrada pelo presidente do GEA, Adolfo Stotz Neto. Ele explicou a trajetória das descobertas, tirou dúvidas sobre as invenções ao longo dos anos e falou da influência dos astros no nosso dia-a-dia (terceira foto ao lado).

SAIBA MAIS
Anualmente a UNESCO define temas que são desenvolvidos em escala mundial através de diversas atividades de divulgação, conscientização e lazer. Assim, 2009 foi escolhido como o Ano Internacional da Astronomia, de forma a celebrar mundialmente o aniversário de 400 anos das primeiras observações de Galileu com um telescópio astronômico.

O GEA, promove atividades como palestras e cursos presenciais, observações do céu com equipamentos, acompanhamento de eventos astronômicos, listas de informação e de discussão via Internet, além do suporte à mídia em temas de Astronomia. Este ano o GEA está intensificando ainda mais suas atividades, divulgando esta celebração mundial e contribuindo para consecução dos objetivos propostos pela UNESCO para o Ano Internacional da Astronomia