Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito e Sociedade está com vagas abertas

19 de agosto de 2015

Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito e Sociedade está com vagas abertas

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito e Sociedade (GEDIS) está com vagas abertas para alunos e comunidade interessados em participar das discussões. O tema proposto para o Grupo é a “(in)eficácia dos direitos humanos à luz da formação social e histórica brasileira: (re)pensando o Brasil com os clássicos”. A Coordenação é do Professor Sergio Roberto Lema.

Segundo o Coordenador, as dificuldades que atravessam o Brasil contemporâneo para a efetivação da cidadania, isto é, do pleno exercício dos direitos humanos são, em geral, produto das condições herdadas do passado e que ainda sobrevivem de maneira aberta ou eventualmente encoberta na atualidade. “Para entender algumas das causas que se constituem como entraves para a efetivação dos direitos humanos, a modernização do direito, a democratização das instituições jurídicas e das relações sociais, é necessário compreender as linhas mestras da formação social brasileira ao longo da história”, explica.

O objetivo do grupo é possibilitar um espaço de interação entre os atores do processo pedagógico (professor e estudantes) para reflexão e apropriação crítica do conhecimento historicamente acumulado a partir de alguns intérpretes clássicos e contemporâneos da formação social brasileira. “O que se busca com o grupo é continuar a facilitar algumas ferramentas teóricas que contribuam com a formação político jurídica do acadêmico de direito, na perspectiva de que a compreensão histórica da formação social brasileira permite uma visão crítica e uma aplicação responsável, isto é, não meramente retórica ou baseada apenas em argumentos do senso comum, por parte dos operadores do direito”, completa.

O próximo encontro será no dia 26 de agosto de 2015, das 18h às 19h.