Curso sobre Direitos Humanos traz para o Cesusc representantes de 25 ONGs nacion

7 de abril de 2008

O Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), ONG catarinense com atuação internacional, irá realizar no campus do Cesusc um curso sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) entre os dias 7 e 10 de abril. Participarão da capacitação os representantes de 25 ONG’s brasileiras que trabalham com o tema HIV/AIDS. O curso foi solicitado ao IDDH pelo Centro Internacional de Cooperação Técnica em HIV/AIDS, entidade criada pelo Governo Federal e a UNAIDS para, entre outros objetivos, coordenar projetos de cooperação técnica para o combate a HIV/AIDS em países da América Latina.

A idéia é que o curso intitulado “Treinamento sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos – Tema HIV/AIDS” instrua as entidades participantes para que possam acessar com mais facilidade os recursos da Comissão e a Corte Interamericanas de Direitos Humanos.

Dois alunos da Faculdade participarão de alguns momentos do curso, Felipe Mottin e Yuri Ledra, acadêmicos de Direito. Eles foram selecionados pelo Centro de Direitos Humanos do Cesusc (CEDH) para participar da Competição de Julgamento Simulado sobre Sistema Interamericano de Direitos Humanos, promovida anualmente pela OEA e que reunirá estudantes do mundo todo, em maio, em Washington (EUA). No curso do IDDH, os dois estudantes poderão aprofundar os estudos sobre os temas que serão exigidos na Competição.

O Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) foi criado pela coordenadora do CEDH do Cesusc, Fernanda Lapa, e pela bacharel egressa da Faculdade, Fátima Cilene de Sousa.

Saiba mais sobre o Simulado Nações Unidas.