Professora Debora Bonat conclui doutorado em Direito pela UnB

19 de junho de 2015

Professora Debora Bonat conclui doutorado em Direito pela UnB

A Professora do Curso de Direito da Faculdade CESUSC Debora Bonat concluiu o doutorado em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília (UnB). O título da tese defendida por ela foi “Judicialização da política e participação popular: um exame da repercussão geral nos recursos extraordinários julgados pelo Supremo Tribunal Federal e o incremento da participação”.

A pesquisa buscou reunir elementos da teoria constitucional, da teoria democrática e dos direitos fundamentais, por meio do recorte da participação popular, à teoria do processo, trazendo nova interpretação e aplicação desses mecanismos pelo Poder Judiciário brasileiro. “O objetivo da tese foi analisar como instrumentos processuais, mais precisamente a repercussão geral, contribuem para o fenômeno da judicialização da política e marginalizam a participação popular em decisões relevantes para o rumo do Estado brasileiro”, explica a professora de Teoria do Processo e Processo Civil I.

Segundo Debora, o aprimoramento e a atualização do professor são fundamentais para que a relação ensino-aprendizagem contribua com a formação de juristas capazes de trabalhar com os fenômenos jurídico-sociais da sociedade contemporânea.