Professora Aline de Moura é primeira estrangeira a receber prêmio internacional

  • Data de publicação
    11 de junho de 2015
  • Discussão
    Nenhum comentário

Professora Aline Beltrame de Moura é a primeira estrangeira a receber o prêmio Internacional na Itália

A Professora Aline Beltrame de Moura, do Curso de Direito da Faculdade CESUSC, ganhou o prêmio Riccardo Monaco, na Itália, pela sua tese de doutorado. O prêmio é concedido anualmente desde 2002 pela Sociedade Italiana de Direito Internacional (SIDI) para as melhores teses na área de Direito Internacional e Direito da União Europeia (uma tese em cada categoria). Aline foi a ganhadora na área de Direito Internacional e tornou-se a primeira estrangeira a receber o prêmio. ​A entrega foi realizada na cidade de Macerata, no dia 5 de junho, durante o congresso anual realizado pela SIDI.

O prêmio Riccardo Monaco é concedido para as teses defendidas no ano anterior na Itália. A seleção dos trabalhos é feita por uma comissão composta por três professores. “O trabalho é apresentado perante uma banca italiana que oferece a contribuição inédita e original mais significativa para a ciência do direito internacional. ​ O prêmio abre a possibilidade e o interesse editorial para a publicação da tese em formato de livro na Itália”, diz Aline.

A Professora cursou Doutorado em Direito Internacional Público e Privado na Università degli Studi di Milano com apoio de bolsa concedida pela Capes. A tese, de título “Aspectos e efeitos da cidadania entre o direito internacional e os processos de integração regional: União Europeia e Mercosul​”, foi defendida em fevereiro de 2014. A pesquisa faz uma análise da cidadania sob a perspectiva do direito internacional, da União Europeia e do Mercosul. “O objetivo principal do trabalho é analisar a possibilidade de estabelecimento de uma cidadania regional no âmbito do Mercosul inspirada no modelo europeu, haja vista a assinatura do Plano de Ação para a Criação da Cidadania do Mercosul até 2021”, explica.

Na Faculdade CESUSC, Aline leciona a disciplina de Mediação, Conciliação e Negociação e também é Professora Conciliadora do Posto de Atendimento e Conciliação (PAC).​