Mantenedor do CESUSC participa de Reunião Preparatória para Encontro Nacional

  • Data de publicação
    14 de maio de 2015
  • Discussão
    Nenhum comentário

Mantenedor do CESUSC participa de Reunião Preparatória para o 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário e 1ª Reunião da Rede de Priorização do Primeiro Grau

O Mantenedor do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, Professor e Juiz do Trabalho Alexandre Luiz Ramos participou, no início do mês, da 1ª Reunião Preparatória para o 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário e 1ª Reunião da Rede de Priorização do Primeiro Grau realizada em Brasília (DF).

A 1ª Reunião da Rede de Priorização do Primeiro Grau foi um espaço para representantes de todos os ramos do Judiciário compartilharem práticas e discutirem avanços e dificuldades no cumprimento da Resolução CNJ n. 194/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição.

O encontro permitiu ouvir os principais responsáveis pela concretização da Política, incluindo presidentes de tribunais, magistrados e servidores.

Durante o evento, cada ramo do Judiciário apresentou o estágio das atividades voltadas à implementação da política. Entre as diretrizes da Resolução do CNJ estão o alinhamento da priorização do primeiro grau ao plano estratégico dos tribunais, a equalização da força de trabalho entre as diferentes instâncias, a adequação orçamentária às necessidades do primeiro grau, a realização de estudos e pesquisas sobre deficiências na prestação jurisdicional, a formação continuada de magistrados e servidores e a prevenção e racionalização de conflitos.

A reunião contou com discussões de grupos de trabalho da Justiça Estadual, da Justiça Militar, da Justiça Eleitoral, da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho.