Alunos de Administração visitam o Porto de Navegantes

6 de outubro de 2008

Os alunos de oitava fase do curso de Administração participaram de uma visita ao Porto de Navegantes, no município de Navegantes, no mês de setembro. Para o estudante Diego Vieira, foi uma oportunidade de entender, na prática, o funcionamento de uma estrutura portuária moderna. “O Porto iniciou atividades há um ano e todo o processo é automatizado. Na visita, foi possível entender as ferramentas e passos para fazer uma negociação internacional por via marítima”, conta.

Segundo o professor da disciplina Negócios Internacionais, Sadi Luiz Schoeler, que organizou a visita, experiências práticas fora da sala de aula proporcionam aos acadêmicos uma visão mais ampla do conteúdo. “A visita técnica teve como objetivo proporcionar familiaridade dos formandos de Administração com empresários da área portuária, trazendo conhecimentos de importações, exportações, câmbio, logística internacional, operações portuárias e a experiência dos administradores do Porto de Navegantes”, explica.

Antes de participar do passeio didático, os acadêmicos estudaram o tema em sala de aula e assistiram ao vídeo “Destino Exportador Alemanha”, produzido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), apresentando pontos determinantes em negócios internacionais com o mercado europeu.

Para o professor Sadi Luiz Schoeler, o mercado de trabalho para um profissional de Administração que atue com comércio internacional hoje é promissor. “Esse é um mercado em ampla expansão e deve ser buscado intensamente pelos administradores em formação. Essa expansão é conseqüência da globalização, que proporciona a abertura de novos mercados, gerando a necessidade de profissionais para ampliar o volume de exportações do país, bem como gerar importações com preços vantajosos para o mercado brasileiro”, conclui.