Boa formação dos empreendedores contribui para um negócio de sucesso

  • Data de publicação
    11 de dezembro de 2014
  • Discussão
    Nenhum comentário

Boa formação dos empreendedores contribui para um negócio de sucesso

Instituições de ensino superior oferecem, cada vez mais, cursos voltados ao empreendedorismo, à inovação e às necessidades do mercado de trabalho

Recentemente, a revista Exame publicou uma matéria sobre as melhores cidades para empreendedores, de acordo com pesquisa realizada pela Endeavor. Florianópolis conquistou o top do ranking como a cidade número 1 para empreender. O veredicto se baseou em alguns pontos, como ambiente regulatório, infraestrutura, inovação e capital humano. Esse último, inclusive, assume papel fundamental no desenvolvimento e crescimento das empresas.

As instituições de ensino têm desenvolvido cursos voltados para o empreendedorismo, como é o caso da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, o Cesusc. O curso de Administração traz metodologias atuais do mercado de trabalho, desenvolve algumas competências dos estudantes, estimula a inovação e traz inspiração para que eles realmente empreendam. “O ambiente acadêmico é favorável ao desenvolvimento de projetos e ideias empreendedoras. Estamos preparando um curso que estimula cada vez mais cedo os alunos a serem empreendedores ou intraempreendedores. No Cesusc, motivamos os alunos a terem novas ideias, a pensarem no mercado de trabalho e a criarem negócios viáveis e inovadores”, explica a professora da disciplina de Empreendedorismo do curso, Aline Santos.

Outro exemplo foi a implantação do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em 2013, para atender a demanda de mão de obra na área de tecnologia da capital catarinense. Entidades, empresas e instituições de ensino deram as mãos e iniciaram uma força-tarefa para reverter o quadro. Por essa razão, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), a Softplan e a Faculdade Cesusc desenharam o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

“O CESUSC oferece uma perspectiva de ensino diferenciada, guiada pela visão interdisciplinar voltada para a transformação do social e o compromisso com outras realidades. Os Projetos Pedagógicos dos Cursos estão em constante reformulação para se adequar às novas perspectivas do mercado de trabalho e às exigências do Ministério de Educação (MEC). Nosso propósito é oferecer aos alunos um ensino de excelência, com um olhar amplo na responsabilidade social, no empreendedorismo e na sustentabilidade”, declara o diretor do Cesusc, Prudente José Silveira Mello.

Sobre o Cesusc

O Cesusc completará 15 anos em 2015 e foi eleito pela revista Exame uma das 150 melhores instituições de ensino superior do Brasil, em 2012. Em 2013, o jornal Folha de São Paulo fez um levantamento das universidades e faculdades e elaborou um indicativo de mercado de trabalho, no qual o Cesusc alcançou percentual de 86.21, sendo a segunda melhor de Santa Catarina.

O mercado de TI

“A mão de obra qualificada é um dos principais gargalos para o desenvolvimento do setor de tecnologia em Santa Catarina. A segunda edição do nosso Mapeamento de Recursos Humanos e Cursos em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) indicou que até 2015, 11.771 vagas poderão estar abertas em todo o estado no setor de TIC. Diante disso, é extremamente importante a ampliação da oferta de cursos na área para a formação da mão de obra e nesse sentido, a iniciativa do CESUSC é uma ótima notícia para o setor, que necessita de profissionais e cursos cada vez mais atualizados e qualificados para os desafios do mercado”. (Silvio Kotujansky, diretor da Vertical Educação da ACATE)

Eficiência

“A mão de obra qualificada é um dos principais gargalos para o desenvolvimento do setor de tecnologia em Santa Catarina. É extremamente importante a ampliação da oferta de cursos na área para a formação da mão de obra e nesse sentido, a iniciativa do CESUSC é uma ótima notícia para o setor, que necessita de profissionais e cursos cada vez mais atualizados e qualificados para os desafios do mercado. Uma parceria como essa, entre a Softplan e a universidade, ajuda a direcionar a formação acadêmica e é fundamental para atender a necessidade do mercado, que busca profissionais qualificados, com conhecimento das tecnologias e que processem a informação de forma ainda mais eficiente”. (Ariana Marafon, Coordenadora de DHO – Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan).