Cesusc inova ao utilizar tecnologia inédita na educação em laboratório de TI

  • Data de publicação
    25 de novembro de 2014
  • Discussão
    Nenhum comentário

Cesusc inova ao utilizar tecnologia inédita na educação em laboratório de TI

Curso de Análise e Desenvolvimentos de Sistemas da faculdade, em Florianópolis (SC), é o primeiro a adotar solução de ambiente virtual desenvolvido pela Dell

A Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, conhecida como Faculdade Cesusc, é a primeira universidade a adotar um ambiente virtual de ensino criado pela Dell. A fabricante desenvolveu uma solução em virtualização de desktops, proporcionando facilidade no gerenciamento e na manutenção das máquinas tanto para os professores quanto para os alunos. O sistema, Citrix VDI in a box junto com o Thin Client, possibilita que os usuários cadastrem uma conta e incluam os materiais e configurações necessários no ambiente, podendo acessá-los posteriormente de qualquer máquina.

A Faculdade possui hoje dois laboratórios com 40 computadores cada. Ambos estão ligados a esse sistema e são utilizados no curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “A grade curricular do curso já foi feita com base na demanda do mercado. Agora temos mais uma inovação em relação ao dia a dia do aluno dentro da sala de aula”, explica Fernando Oliveira, coordenador de TI da faculdade.

Fernando afirma que os laboratórios proporcionam uma experiência semelhante à encontrada no mercado de trabalho. “O laboratório simula o ambiente corporativo e os alunos vivenciam na prática as exigências e ferramentas da área”. Além disso, a alta tecnologia presente no sistema da Dell reduz os custos da faculdade com consumo de energia, manutenção e gerenciamento das máquinas.

Por ser pioneiro na utilização do sistema criado pela fabricante, o Cesusc se prepara agora para receber outras instituições de ensino. “A própria Dell vai trazer professores e coordenadores de diversas universidades para conhecer os laboratórios e a solução oferecida aqui”, finaliza Fernando.