IX Jornada de Psicologia inicia na próxima semana

  • Data de publicação
    18 de agosto de 2014
  • Discussão
    Nenhum comentário

IX Jornada de Psicologia inicia na próxima semana

Entre os dias 25 e 27 de agosto, o Curso de Psicologia da Faculdade realiza a IX Jornada de Psicologia com o tema “Corpo e Psicologia: as zonas de contato”, no Auditório da Instituição com entrada gratuita.

No dia 25, às 8 horas, está programada uma palestra de abertura com o Prof. Dr. Kleber Prado Filho, atualmente Professor do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na Graduação e como professor colaborador na Pós-Graduação nas áreas de Ética, Pesquisa, Epistemologia, História, teorias e sistemas em Psicologia. Às 10 horas, ocorrerá uma mesa de debate sobre o tema “Culto ao Corpo”.

Na terça-feira (dia 26), estão programadas duas mesas, a primeira às 8 horas, terá como tema “Arte e Corpo” e, às 10 horas “Corpo e Deficiência”. Já no dia 27, duas mesas encerarão a Jornada, às 8 horas, “O Corpo na Psicologia” e, às 10 horas, “O Corpo na Psicologia – parte II”

Mais informações com a Coordenação do Curso de Psicologia.

Veja Programação Completa abaixo:

Dia 25

Aula Magna com o Prof. Dr. Kleber Prado Filho, dia 25, às 08h.
É professor do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na graduação e como professor colaborador na pós-graduação nas áreas de Ética, Pesquisa, Epistemologia, História, teorias e sistemas em Psicologia, envolvendo temas relativos a subjetividade, relações com a verdade, relações de poder e governamentalidade. Desenvolve pesquisas a partir da abordagem de Michel Foucault.
Título da fala: “Corpo e psicologia: uma perspectiva histórica”

Mesa “Culto ao Corpo”, dia 25, às 10h.

• Dr Glaycon Michels, médico especialista em medicina do esporte, doutor em Ciencias Morfofuncionales del Deporte pela Universidad de Córdoba – Espanha.

• Luís Fernando Costa Jorge, nutricionista da IGM – Clínica do exercício.

• Prof. Drª. Andréa Duarte Pesca; Dr. em avaliação psicológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em psicologia do esporte, também pela UFSC. Presidente da Sociedade Catarinense de Psicologia do Esporte e Membro da Direção da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte e professora do curso de psicologia do CESUSC. 

Dia 26

Mesa “Arte e Corpo”, dia 26, às 08h.

• Profª Drª Jussara Xavier, doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, professora colaboradora do Departamento de Artes Cênicas da UDESC. Atua como bailarina, pesquisadora, diretora artística, curadora, crítica, professora e gestora cultural.

• Profª Andréa Scansani (Daraca), Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); mestre em Cinema pelo Instituto de Artes da UNICAMP; especializada em Fotografia Cinematográfica pela Academia de Cinema e Drama de Budapeste/Hungria; Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Área de pesquisa e atuação: corpo e câmera, imagem em movimento e fotografia cinematográfica.

• Prof.ª Rozana Aparecida da Silveira, tem especialização em dança na Faculdade Castelo Branco do Rio de Janeiro, Mestre em Ciência do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), professora do Colégio de Aplicação UNIVALI, da Faculdade Avantis e do curso de graduação da UNIFEBE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física e Dança.

Mesa “Corpo e Deficiência”, dia 26, às 10h.

• Mestranda Karla Garcia Luiz, possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Santos. Atualmente é mestranda, membro do Núcleo de Estudos Sobre Deficiência e do grupo de Pesquisa Psicologia e Processos Educacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

• Ana Karla Komora, graduada pelo CESUSC (2011), hoje psicóloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e psicóloga clínica. 

Dia 27

Mesa “O corpo na psicologia”, dia 27/08, às 08h.

• Vitor Paese, psicólogo, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em psicodrama terapêutico pela Associação Paranaense de Psicodrama. Atua como psicólogo clínico e docente em Psicologia, Psicodrama e Acupuntura.

• Luis Francisco Espíndola Camargo, psicanalista, Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Psicanálise pelo Departamento de Psicanalise da Universidade de Paris 8, Doutorado em Psicologia pela UFSC (2011) na linha de pesquisa de Psicanálise. Tem experiência na área de psicologia clínica e psicanálise e música. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. 

Mesa “O corpo na psicologia – II parte”, dia 27/08, às 08h.

• Prof. Alex Simon Lodetti, dourando em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), experiência nas áreas de Psicanálise, Gênero e Feminismos. Psicanalista e professor da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.

• Fábio Veronesi, psicólogo com experiência em psicologia somática e a teoria de Wilhelm Reich.

• Aniele Fischer Brand, doutora em Psicologia pela UFSC, mestre em Administração pela UFSC e graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela UNIVALI.