Cesusc poderá integrar projeto de inclusão digital que utiliza máquinas de caça-

  • Data de publicação
    6 de maio de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

Está em trâmite uma parceria entre o Cesusc e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para que a Faculdade possa integrar os esforços do projeto Reciclagem Digital Educativa Pró-infância e Adolescência (Rede Piá). O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento de um programa de inclusão digital, tendo como base a revitalização de máquinas de caça-níqueis apreendidas pelo MPSC.

 

O Projeto Rede Piá é uma iniciativa do MPSC, do Governo do Estado de Santa Catarina, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), e da Associação das Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC).

A idéia base é revitalizar máquinas caça-níqueis apreendidas nas diferentes comarcas do Estado, de acordo com a legislação que rege a matéria, transformando-as em recursos computacionais para a promoção da inclusão digital. Isso porque, na prática, as máquinas de caça-níqueis são computadores sem a mesma capacidade de memória de um computador comum, podendo, no entanto, processar a utilização dos softwares normalmente.

 

Se firmada a parceria, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Cesusc receberá algumas das máquinas apreendidas pelo MPSC e fará a conversão utilizando tecnologia desenvolvida pela UFSC. Segundo o gerente do NTI, Flávio Balbinot, a conversão pode ser feita com agilidade. “A conversão é muito simples, feita através da exclusão do software do jogo instalado na memória das máquinas e instalação dos softwares de apoio educacional desenvolvidos pela UFSC, que são específicos para ensino fundamental e ensino médio”.

 

Depois de prontos, esses equipamentos serão encaminhados para escolas no Norte da Ilha. “O projeto facilita a inclusão digital de alunos das escolas públicas, possibilitando um diferencial para o mercado de trabalho futuro”, explica Flávio Balbinot.

O primeiro passo para a formalização dessa parceria foi tomado com a visita ao campus, no dia 29 de abril, do representante do MPSC, Andrey Cunha Amorin, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal. Os trâmites deverão ser concluídos até o início do próximo semestre. Saiba mais sobre a Rede Piá.