Coordenador dos Cursos de TI tem artigo publicado em Jornal Internacional
O Coordenador dos Cursos de Tecnologia da Informação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados, Prof. MSc. Paulo Cesar Lapolli, teve, no mês de maio, um artigo publicado no “International Journal of Humanities and Social Science”.
O artigo “Proposal for Entrepreneurial Innovation Management: An Integrative Systematic Review” (tradução livre, Proposta Empresarial na Gestão da Inovação: Uma Revisão Sistemática Integrativa) tem coautoria das Professoras Dra. Ana Lucia Ferraresi Schmitz e Dra. Édis Mafra Lapolli.
A publicação apresenta um estudo com base em uma revisão sistemática sobre o tema da gestão Empreendedora da Inovação, e, recentemente, foi apresentada no Congresso Internacional de Empreendedorismo – ICSB 2014, em Dublin, na Irlanda.
Resumo do artigo
Inovação organizacional pode sugerir inovações em processos, produtos, serviços e gestão. Esse estudo discute a gestão da inovação, a partir de uma perspectiva empreendedora, e como apoio ao desenvolvimento organizacional. A força econômica, qualidade de vida e a competitividade de uma organização em um mundo globalizado estão diretamente ligadas a questões que envolvem a gestão de empreendedorismo e inovação. Na maioria das organizações, há uma forte tendência para a aquisição de novas tecnologias e melhoria contínua dos processos.
Por outro lado, não é dada a devida importância às pessoas, ou seja, aos indivíduos primariamente responsáveis por iniciativas empreendedoras e inovadoras. Essa é uma revisão da literatura, com ênfase em uma revisão sistemática, que incluiu um grande número de trabalhos sobre a inovação em processos, produtos e serviços. No que diz respeito à gestão de pessoas, no entanto, havia poucos papéis. No nível corporativo, gestão da inovação pode parecer muito complexa, porque é normalmente encontrada com as barreiras técnicas que podem aumentar os custos. Com base em conceitos de empreendedorismo, sugere-se uma gestão organizacional voltada às pessoas capazes de desenvolverem vantagens competitivas.
Para ler na íntegra (inglês): http://www.ijhssnet.com/journals/Vol_4_No_7_May_2014/19.pdf