Mantenedor do CESUSC fala no IV Fórum Gestão Judiciária do Regional Fluminense

5 de junho de 2014

Mantenedor do CESUSC fala no IV Fórum Gestão Judiciária do Regional Fluminense

Os rumos do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) de 2015 a 2020 estão na pauta do IV Fórum Gestão Judiciária do Regional Fluminense. Pela primeira vez na história do Tribunal todos os magistrados foram convidados a participar efetivamente do Planejamento Estratégico Plurianual (PEP) – um dos tópicos mais relevantes do Fórum deste ano.

Para esclarecer sobre a importância dessa participação, foi convidado a palestrar no primeiro dia do Fórum o Mantenedor do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC), Juiz Alexandre Ramos, que é titular da 6ª Vara do Trabalho de Florianópolis (TRT/SC) e coordenador do Comitê Gestor da Justiça do Trabalho no Planejamento Estratégico do Poder Judiciário. O magistrado apresentou um panorama do Planejamento Estratégico na esfera pública, observando que ele corresponde a duas necessidades: da própria organização (interna) e da sociedade (externa).

De acordo com o Juiz, a necessidade interna engloba o bom uso de recursos públicos, a saúde e a qualidade de vida de magistrados e servidores, uma vez que todo o esforço em produzir melhores resultados não pode levar ao adoecimento dos profissionais. A externa refere-se a uma justiça célere, eficaz e que oferece um tratamento adequado aos processos. A palestra teve ainda um caráter motivacional, com objetivo de envolver os magistrados presentes na formatação do PEP 2015-2020.

O Fórum de Gestão Judiciária vai até a próxima sexta-feira (6/6) e é aberto a todos os desembargadores do Trabalho e juízes do Trabalho de 1º Grau. O evento tem o objetivo de promover debates acerca de temas de relevante interesse para a Justiça do Trabalho, relacionados às práticas diárias dos magistrados.