Inscrições para ENEM 2014 vão até dia 23 de maio

20 de maio de 2014

Inscrições para ENEM 2014 vão até dia 23 de maio

A inscrição para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) vai até o dia 23 de maio e avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio.

Você sabe para que serve o ENEM?
O ENEM é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos).

O Enem, também tornou-se a prova de conclusão do ensino médio para os estudantes maiores de 18 anos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a nota do Enem é obrigatória para a solicitação do Fies, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 23 de maio, através do site http://sistemasenem2.inep.gov.br. Neste ano, as Provas do ENEM serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro.

Segundo o MEC, a expectativa é de que 8,2 milhões de pessoas realizem as provas. No ano passado, o ENEM 2013 registrou a inscrição de aproximadamente 7,1 milhões de candidatos. Deste total, mais de 5 milhões realizaram as provas.

Saiba quais os programas que o ENEM pode ajudar:

Programa Universidade para Todos (Prouni)
Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 400 pontos no Enem, entre outros requisitos. Saiba mais.

Financiamento estudantil (Fies)
Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 devem ter feito ENEM para solicitar o Fies, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. Não há nota mínima obrigatória. Estão isentos desta exigência os professores da rede pública de ensino. Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. Saiba mais.

Ciência sem Fronteiras
O programa de intercâmbio do governo federal prevê oferecer, até 2015, 101 mil bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de Graduação e Pós-Graduação. A partir de 2013, o Enem, antes usado de maneira classificatória no programa, passou a ser obrigatório aos alunos interessados nas bolsas de estudo da graduação-sanduíche. Saiba mais.

Certificação do Ensino Médio
Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio pode conseguir a certificação por meio do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. Desde 2009, quando o Enem ganhou a função de conferir o certificado, o número de candidatos que solicitaram a certificação do ensino médio triplicou: foi de 197.991 naquele ano para 784.830 em 2013.

Sobre as Provas do ENEM
O Enem é feito em dois dias de provas e tem no total 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado, dia 8 de novembro, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre as 13h e as 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).

Fonte: Blog do Prof. Olavo Auler / Diário Catarinense