Estágio de Administração sofre mudanças

6 de março de 2008

Os alunos de quinta a oitava fase do Curso de Administração (que cursarão estágio supervisionado neste semestre) participaram de uma reunião no dia 1º de março para conhecer as reformulações pelas quais está passando o Estágio Curricular dessa graduação e também os prazos para desenvolvimento das atividades, processo de orientação e outras informações pedagógicas. “São informações que visam a permitir que o aluno tire o maior proveito possível dessa etapa do curso”, explica a Coordenadora de Estágios de Administração, Karine von Gilsa.

A reunião procurou mostrar passo a passo o que mudou na Política de Estágios. Segundo a aluna da 6ª fase do curso e colaboradora do Cesusc, Débora Benta (na foto ao lado, no centro), os esclarecimentos apresentados facilitarão a prática do estágio neste semestre. “Deu para entender bem. Vimos que o nosso estágio será, primeiramente, um momento de aprendizagem sobre a empresa em que estaremos atuando e, mais tarde, se transformará em nosso projeto final de curso. Antes, o foco estava muito em fazer o projeto”, diz.

O que mudou?
As reformulações na Política de Estágios foram elaboradas em colaboração pela Coordenação de Estágios, Coordenação do Curso de Administração e a Direção Pedagógica do Cesusc.
A inspiração foram os critérios adotados pelo caderno Prêmio da Competitividade da Pequena e Média Empresa, baseado na metodologia do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), outorgado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para as melhores empresas do país.
Mas como será feita a ligação entre os critérios adotados pelo Prêmio de Competitividade e o TCC do curso de Administração do Cesusc? A idéia é que o projeto final do curso seja composto por um diagnóstico da organização, descrevendo suas práticas de gestão; depois, com base nessa pesquisa, será selecionado um problema a ser aprofundado pelo aluno. Nos dois primeiros semestres do estágio, o estudante deverá traçar um perfil da empresa, observando os mesmos itens considerados pelos avaliadores do Prêmio da Competitividade.
“Utilizar a mesma metodologia de diagnóstico de gestão adotada pelos institutos que conferem prêmios às empresas bem gerenciadas será uma forma de aumentar a percepção de nossos alunos no que diz respeito a todos os processos de uma organização” apontou o Diretor Pedagógico, Claudio Marlus Skora.

Nos dois últimos semestres da disciplina de Estágio, o aluno escolherá o tema de sua monografia com base no que detectou sobre a empresa na pesquisa preliminarmente realizada. Só então escolherá seu professor orientador, segundo a área de estudos que decidiu abordar. Até então, estará recebendo a orientação do professor da disciplina de Estágios.
As alterações ora incorporadas à Política de Estágios do curso de Administração foram realizadas devido também à proximidade do Cesusc com o Movimento Catarinense para Excelência, fruto de convênio assinado durante a II Semana Acadêmica de Administração (SEMAD) em outubro de 2007.

“Queremos que, nos quatro semestres letivos do estágio, o aluno desenvolva seu espírito empreendedor e fique ainda mais preparado para atuar no mercado, contando com uma visão mais crítica e podendo diagnosticar oportunidades e melhorias para as organizações em que atuará”, diz a professora Karine.

Depoimentos de quem esteve na reunião

“Acho interessantes as mudanças porque vão focar bem a monografia sobre a necessidade da empresa; além disso, vamos aprender critérios de qualidade que são aplicados a grandes empresas”. Karen Barroso Sampaio, aluna de 7ª e 8ª fases do Curso de Administração.

“Saí da reunião bem mais animada em relação ao estágio, porque tenho na cabeça agora bem claros os passos que terei que seguir. Eu, que já iniciei o estágio, vou ter que refazer algumas etapas, mas isso só vai me trazer mais aprendizado. Minha expectativa em relação ao novo modelo de estágios é muito boa”. Scheilla Lucas, aluna da 6ª fase do curso de Administração

“Senti que haverá maior orientação para os alunos sobre como realizar as disciplinas de estágio até chegar ao trabalho final. Essa mudança mostra também que a coordenação e a direção deram ouvidos aos alunos que no último semestre pediram mudanças neste sentido”. Janaina Monteiro, aluna da 6ª fase do curso de Adminitração
“Vocês estão aprendendo a metodologia baseada nos preceitos de uma das mais reconhecidas fundações de estudos de Gestão do país. Se chegarem ao mercado com essa preparação, terão muito mais chances de se destacar”. Professora Karine Von Gilsa, durante palestra realizada no último sábado.
“Além de reformular a forma do estágio, tivemos que reestruturar diversas disciplinas, para atender melhor às novas necessidades que decorrerão dessa mudança de metodologia”. Professora Betina, coordenadora do curso de Administração