Acadêmicos de Administração da Faculdade CESUSC têm aulas para auxiliar o desenv

18 de março de 2014

Alunos da 6ª fase do Curso de Administração participaram, no início do mês, da primeira aula da disciplina TCC I.

Na primeira das três disciplinas que auxiliam a desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso, os acadêmicos aprendem a desenvolver o perfil e analisar uma organização, conhecimentos que auxiliam a definição da temática e da problemática para TCC II.

A metodologia utilizada para análise organizacional é baseada nos critérios estipulados pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE).

Para avaliar o desenvolvimento de cada projeto, são apontados os pontos fracos e fortes nos seguintes critérios: clientes, sociedade, liderança, estratégias e planos, pessoas, informações e conhecimento, processos e resultados.

A utilização desses critérios é importante para que o acadêmico possa conhecer a organizac?a?o objeto de estudo e suas principais deficie?ncias, permitindo ao aluno propor a realizac?a?o de uma pesquisa que possa trazer benefi?cios reais a? instituição estudada.

Para a Professora Monique Mallon, o modelo das disciplinas de TCC I, II e III propicia ao aluno o “aperfeiçoamento de algumas das habilidades fundamentais para o futuro exerci?cio profissional, entre as quais se destacam a capacidade de racioci?nio e argumentac?a?o, a utilizac?a?o da linguagem te?cnica e cienti?fica, bem como a criatividade e originalidade na escolha de a?reas de iminente destaque acade?mico ou que possibilitem a ampliac?a?o da atuac?a?o profissional”.