Acadêmicos de Administração da Faculdade CESUSC têm aulas para auxiliar o desenv

  • Data de publicação
    18 de março de 2014
  • Discussão
    Nenhum comentário

Alunos da 6ª fase do Curso de Administração participaram, no início do mês, da primeira aula da disciplina TCC I.

Na primeira das três disciplinas que auxiliam a desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso, os acadêmicos aprendem a desenvolver o perfil e analisar uma organização, conhecimentos que auxiliam a definição da temática e da problemática para TCC II.

A metodologia utilizada para análise organizacional é baseada nos critérios estipulados pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE).

Para avaliar o desenvolvimento de cada projeto, são apontados os pontos fracos e fortes nos seguintes critérios: clientes, sociedade, liderança, estratégias e planos, pessoas, informações e conhecimento, processos e resultados.

A utilização desses critérios é importante para que o acadêmico possa conhecer a organizac?a?o objeto de estudo e suas principais deficie?ncias, permitindo ao aluno propor a realizac?a?o de uma pesquisa que possa trazer benefi?cios reais a? instituição estudada.

Para a Professora Monique Mallon, o modelo das disciplinas de TCC I, II e III propicia ao aluno o “aperfeiçoamento de algumas das habilidades fundamentais para o futuro exerci?cio profissional, entre as quais se destacam a capacidade de racioci?nio e argumentac?a?o, a utilizac?a?o da linguagem te?cnica e cienti?fica, bem como a criatividade e originalidade na escolha de a?reas de iminente destaque acade?mico ou que possibilitem a ampliac?a?o da atuac?a?o profissional”.