ESAJ da Faculdade CESUSC inicia atividades do primeiro semestre

12 de março de 2014

Os acadêmicos das 7ª, 8ª e 9ª fases do Curso de Direito da Faculdade CESUSC poderão participar, na sexta-feira (dia 14), no Auditório da Instituição, de três oficinas de formação do Escritório de Atendimento Jurídico (ESAJ).

Os interessados receberão orientações e capacitação para lidar com a rotina e as especificidades de cada um dos três Núcleos de Atividades Complementares do Escritório. “Há 10 anos o ESAJ consolida o compromisso da Instituição com a defesa dos Direitos Humanos, promovendo a emancipação e conquista dos Direitos Constitucionais, indo além da parte processual, propiciando aos acadêmicos o contato e exercício de práticas profissionais em benefício de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica” – explica a Professora e Coordenadora do Escritório, Isabela Medeiros.

No dia 14, a partir das 13 horas, os alunos receberão treinamento sobre o Projeto de Justiça Emancipatória. Para o Projeto, os alunos elaboram cartilhas de esclarecimento e realizam palestras nas comunidades carentes para possibilitar aos cidadãos o contato e a emancipação jurídica na busca por seus direitos.

Já às 15 horas ocorrerá a palestra de formação sobre o Projeto de Assistência Jurídica aos Detentos do Complexo Penitenciário de Florianópolis. Nesse projeto, os acadêmicos prestam assistência jurídica integral aos presos (provisórios e condenados) e participam de estágio supervisionado, com imersão no Sistema Prisional a partir de uma teoria crítica dos Direitos Humanos.

Por último, às 17h, os acadêmicos serão orientados sobre a participação no Posto de Atendimento e Conciliação (PAC), que é um projeto viabilizado junto ao Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC), por meio de um convênio com o Tribunal de Justiça do Estado e a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

O PAC atende à comunidade do Norte da Ilha, imbuído da ideia de responsabilidade social e acadêmica, nas áreas cível e família, realizando audiências de conciliação de forma rápida, informal, sem custos, contando com a presença de conciliadores capacitados.

Além dessas atividades, os acadêmicos das fases finais do Curso de Direito da Faculdade CESUSC participaram, no último dia 6 de março, de uma palestra de apresentação do Escritório de Atendimento Jurídico. Na ocasião, Isabela Medeiros apresentou aos alunos o ESAJ e explicou como será essa participação dos alunos na fase de estágio obrigatório. “O Escritório de Atendimento Jurídico da Faculdade CESUSC consolida a responsabilidade social da instituição, e permite aos acadêmicos uma integração entre a teoria e a prática, além de promover a conscientização a respeito da função social do advogado”.