Diretor-Presidente do CESUSC discutirá a violência no 7º Congresso dos Jornalist

7 de março de 2014

O Diretor-Presidente do CESUSC, Prudente José Silveira Mello, participará no sábado (dia 8) do painel “Violência contra jornalistas: resquício da ditadura?”.

Temas como o ambiente atual de agressões aos profissionais de imprensa em manifestações e as agressões praticadas contra esses profissionais quando investigam políticos e transgressores serão debatidos no evento a partir das 10h.

A atividade, que será realizada em Itajaí, faz parte do 7º Congresso dos Jornalistas de Santa Catarina. As discussões, formulações e decisões que serão tomadas são de grande interesse não apenas para o campo do Jornalismo, mas também para a sociedade, que tem direito a receber informação responsável, qualificada e ética, e dos administradores públicos comprometidos com gestões democráticas, eficientes e transparentes.
Sua realização no ano em que se completam 50 anos do Golpe Militar de 1964, e num período em que se registram crescentes agressões aos trabalhadores em comunicação em pleno exercício de suas funções, mais que oportuno, torna imprescindível o debate e resoluções relativas aos jornalistas, o jornalismo e a democracia.

Confira a Programação do 7º Congresso dos Jornalistas de Santa Catarina

8h às 14h – Credenciamento
9h Cerimônia de abertura oficial do Congresso
Mesa de abertura: Presidente do SJSC, Valmor Fritsche, Presidente da Comissão Nacional de Ética e Membro da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas , Sérgio Murillo de Andrade e autoridades.

9h30 – Plenária de Leitura e aprovação do REGIMENTO INTERNO do 7º Congresso dos Jornalistas de Santa Catarina e eleição da(s) Mesa(s) Diretora(s) dos trabalhos
10h – Painel 1 – A violência contra jornalistas: resquício da ditadura?
Debatedores:
– Sérgio Murillo de Andrade – Presidente da Comissão Nacional de Ética, membro da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas e diretor do SJSC
– Prudente José Silveira Mello – Membro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Doutorando em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha (Espanha)

14h – Conferência: O Jornalismo, os Jornalistas e a Democracia
Conferencista: Celso Schröder – Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), da Federação dos Jornalistas da América Latina e do Caribe (FEPALC) e vice-Presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ);

15h45 – Painel 2 – As Novas Diretrizes Curriculares e o Ensino de Jornalismo
Debatedores:
– Carlos Roberto Praxedes dos Santos – Coordenador do Curso de Jornalismo da UNIVALI
– Rosemeri Laurindo – Coordenadora do Curso de Jornalismo da FURB
– Áureo Moraes – Coordenador do Curso de Jornalismo da UFSC

17h – Plenária preparatória ao 36º Congresso Nacional de Jornalistas
Debate e aprovação de teses. Eleição dos 5 delegados e 1 delegado estudante ao 36º Congresso Nacional dos Jornalistas

20h – Jantar e atividade alusiva ao Dia Internacional da Mulher

O 7º Congresso dos Jornalistas de Santa Catarina será realizado na sede da Univali de Itajaí, no dia 8 de março, a partir das 8h.