Programa para redução de água economizou 1 milhão de litros no CESUSC

  • Data de publicação
    29 de novembro de 2013
  • Discussão
    Nenhum comentário

Há um ano, a Faculdade CESUSC implantou o Projeto “Redução do Consumo de Água Potável” em seu Campus, na SC 401. O resultado foi uma economia de água de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso representa aproximadamente 1 milhão de litros de água potável que deixaram de ser consumidos.

O Programa faz parte da política de Responsabilidade Socioambiental da Faculdade. Além da redução na emissão de efluentes, o menor fluxo de água potável faz com que as bombas de água fiquem ociosas por mais tempo, diminuindo também o consumo de energia no Campus.

Para alcançar esse objetivo, foram instalados redutores de vazão em todas as saídas de água e bloqueadores de ar na tubulação. Tais equipamentos não comprometeram a funcionalidade de torneiras, chuveiros, banheiros, entre outros.

O projeto foi apresentado pelo Gerente Administrativo do Cesusc, Alberto Natividade, e, segundo ele, todas as reformas e futuras instalações da Faculdade também serão adaptadas. “Foi uma solução apresentada para diminuir os impactos ambientais resultantes do crescimento da Instituição”.

Além da instalação dos equipamentos que possibilitaram a economia, serão desenvolvidas campanhas de conscientização sobre o uso responsável dos recursos hídricos com os acadêmicos, professores e colaboradores.