Professor do Cesusc participa da 28ª Caravana da Anistia

5 de outubro de 2009

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça julga hoje e amanhã, em Fortaleza (CE), 74 processos de anistia política de cearenses que afirmam terem sido perseguidos durante a ditadura militar. Entre os presentes, nesta 28ª Caravana da Anistia, está o professor do Cesusc, Prudente José Silveira Mello, que participa como conselheiro e julgará os processos dos perseguidos políticos.

O evento é realizado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e foi aberto, hoje, às 9h30min, na Assembléia Legislativa do Ceará.

Na programação também está prevista uma homenagem aos ex-perseguidos políticos cearenses, em especial a dois militantes – símbolo de resistência no país – o dominicano Frei Tito e o estudante Bergson Gurjão, que terá seus restos mortais finalmente enterrados pela família, após uma espera de 37 anos.

Ambos tinham em comum a luta por justiça social. Frei Tito foi preso e torturado, e, em 1974, num convento na França, suicidou-se, pois não conseguia conviver com o fantasma da ditadura. Já Bergson Gurjão desapareceu no confronto da Guerrilha do Araguaia, assassinado por agentes do regime militar. Seus restos mortais só foram confirmados em julho deste ano. A ossada do estudante foi encontrada no município de Xambioá (PA), em 1996. O enterro simbólico será realizado no encerramento da Caravana, nesta terça-feira, com a presença do ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi.

Comissão de Anistia
Criada em 2002, a Comissão de Anistia recebeu mais de 64 mil requerimentos de anistia política até hoje, dos quais cerca de 47 mil já foram julgados. Foram anistiados 30 mil brasileiros – em apenas um terço dos casos, cerca de 10 mil processos, houve reparação econômica por danos materiais comprovados.
Fonte: Ministério da Justiça