A Faculdade Cesusc recebeu, nos últimos dias 20 e 21 de novembro, a Semana Global do Empreendedorismo, evento que acontece no mundo todo para fomentar a atividade.
A primeira noite da Semana Global do Empreendedorismo no CESUSC teve a apresentação do Painel de Projetos Empreendedores e a Palestra do professor Reinaldo Coelho sobre Captação de Recursos para Pequenos Empreendimentos.
O Painel de Projetos Empreendedores foi uma exposição de ideias e soluções elaboradas pelos acadêmicos de Administração e “proporcionou a comunhão entre a teoria do planejamento e da execução”, segundo a Professora Kelly Cristina Costa. As oportunidades de negócio foram avaliadas em relação a sua inovação e a sua viabilidade financeira e mercadológica. “Tivemos cinco equipes inscritas e uma comissão julgadora de sete professores indicou como vencedor o projeto FaceStudio, dos alunos Marcus Bai e Diones Toebe, ambos da sexta fase do curso de Administração.”
O professor Reinaldo Coelho pontuou possibilidades de captação de recursos, desde reembolsáveis até a validação de projetos mediante o aporte financeiro de fundos não reembolsáveis, ou seja, sem o posterior pagamento do que foi tomado de empréstimo. O palestrante deu conselhos para a estruturação adequada do projeto com foco à inovação, viabilidade e criatividade. “Atualmente o empreendedor precisa estar mais organizado para se lançar ao mercado, pois a alta competitividade não mais permite o amadorismo.” Para Kelly Cristina Costa, “É nesse ponto que o curso de Administração assume seu papel perante a sociedade, preparando profissionais engajados na construção de uma sociedade com mais oportunidades por meio de projetos viáveis financeiramente e pautados no resultado, na melhoria da qualidade de vida e no bem estar social.”
No segundo dia da Semana Global do Empreendedorismo no Cesusc, o empresário Flávio Schimanski foi chamado para apresentar o case da sua empresa V8 Brasil. Ele contou sua história, pontuando episódios em que teve que empreender desde a infância. O administrador falou também de empresas em que já empreendeu e que não deram certo, apontado os motivos pelos quais as ideias fracassaram.
Flávio Schimanski destacou a importância de contratar pessoas qualificadas, e de pensar nas relações interpessoais que serão estabelecidas dentro da empresa. Deu ainda conselhos sobre o uso de fluxo de caixa, e finalizou com dicas para os acadêmicos: estudar, planejar, executar e, principalmente, experimentar, pois “somos resultado de nossas experiências”.