Congresso de Direito Internacional reafirma o Cesusc como fonte de produção acad

8 de outubro de 2013

Na terça-feira (dia 8), o Curso de Direito do Cesusc realizou, no Auditório da Faculdade, o Congresso de Direito Internacional – Repensando a Jurisdição Internacional: Tribunais Arbitrais e Permanentes.

No evento, foram debatidos assuntos relacionados ao Direito Internacional Público e Privado, Tribunais Arbitrais e Cortes Internacionais em duas mesas de discussão, uma no período matutino e outra à noite.

Além dos debates, uma mostra com trabalhos científicos sobre esses temas foi realizada durante a tarde. Os estudos, desenvolvidos nos Grupos de Pesquisa em Direito Internacional do Cesusc e da UFSC, elucidaram temas como a Natureza Jurídica do Conceito de Desenvolvimento Sustentável e conceitos e problemas contemporâneos que afetam os refugiados. Ainda nos temas atuais, o Princípio da Responsabilidade de Proteger foi analisado, no caso da Síria. Tráfico internacional, imunidade do estado, estudos de grandes teóricos do Direito e casos específicos também foram pesquisados.

Todos os trabalhos vão para os anais do Congresso, e serão compilados em um livro, segundo o organizador do evento, e Professor do Cesusc, Paulo Potiara de Alcântara Veloso. “A qualidade dos trabalhos acadêmicos apresentados, e a troca de conhecimentos entre estudantes do Cesusc e da UFSC, mostram a vocação de pesquisa e produção acadêmica que ambas as instituições possuem.”

Os palestrantes foram: o Professor de Direito Internacional da UFSC, Arno Dal Ri Júnior (Doutor em Direito Internacional pela Università Luigi Bocconi de Milão); o Professor da UNOCHAPECÓ, Marcelo Markus Teixeira (Doutorado em Direito Internacional Privado – Universität zu Köln – Alemanha); O Professor da UNISUL, Javier Rodrigo Maidana (Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina) e os Professores do Cesusc Paulo Potiara de Alcântara Veloso (Doutorando em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina) e Lucas Carlos Lima (Mestrando em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina).

O evento foi promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Direito Internacional do Cesusc, coordenado pelos Professores Paulo Potiara de Alcântara Veloso e Lucas Carlos Lima.