Faculdade Cesusc tem excelente desempenho no Enade

7 de outubro de 2013

A Direção da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, informa à comunidade acadêmica o excelente resultado da Faculdade conquistado no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O empenho de alunos, professores e colaboradores permitiu à Faculdade alcançar em seus três cursos avaliados (Direito, Administração e Psicologia) a nota 4 (resultado que vai até o máximo de 5). O Curso de Desgin de Interiores ainda não participa da avaliação. O resultado nacional foi divulgado nesta segunda-feira.

É importante destacar que, segundo o Ministério da Educação (MEC), apenas 19% dos cursos de instituições privadas e públicas do País conquistaram o conceito 4. Isso significa que a Faculdade Cesusc está acima da média nacional, atestando seu compromisso com a qualidade de ensino e seus parceiros.

Ao todo, participaram do Enade de 2012 um total de 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições brasileiras de Educação Superior. Os universitários fizeram a prova no dia 25 de novembro do ano passado, para avaliar os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo, além dos cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Segundo o MEC, as notas individuais de cada instituição participante do Enade 2012 estarão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a partir das 17 horas desta segunda.

Sobre o Enade
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é, ao lado da análise dos cursos e das instituições, um dos meios de avaliação da qualidade da educação superior no Brasil. A participação dos estudantes dos cursos avaliados é obrigatória e condição para a obtenção do diploma,sendo registrado no histórico escolar a situação de regularidade com o exame.

Criado em 2004, o Enade substituiu o Exame Nacional de Cursos (também conhecido como Provão). Em sua sexta edição, a prova que mede as competências e habilidades dos estudantes nos respectivos cursos passou por algumas mudanças.

O desempenho dos estudantes no Enade é um dos componentes do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Também compõem a nota o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que é a média entre a nota do aluno no ingresso e no fim do curso, além da opinião dos estudantes sobre a IESs com relação à infraestrutura, instalações físicas, recursos didático-pedagógicos, titulação dos professores, e o questionário do estudante, preenchido pelos participantes do Enade naquele ciclo avaliativo.