Congresso de Direito discute a Jurisdição Internacional no Cesusc

  • Data de publicação
    4 de outubro de 2013
  • Discussão
    Nenhum comentário

Na próxima terça-feira(dia 8) o Curso de Direito da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, vai realizar o Congresso de Direito Internacional – Repensando a Jurisdição Internacional: Tribunais arbitrais e permanentes.

Serão debatidos assuntos relacionados ao Direito Internacional Público e Privado, Tribunais arbitrais e Cortes Internacionais em duas mesas de discussão, uma no período matutino e outra à noite. Além dos debates, uma mostra com trabalhos científicos de pesquisas nesses temas será realizada durante a tarde, a partir das 14h.

Os palestrantes serão: o Professor de Direito Internacional da UFSC, Arno Dal Ri Júnior (Doutor em Direito Internacional pela Università Luigi Bocconi de Milão); o Professor da UNOCHAPECÓ, Marcelo Markus Teixeira (Doutorado em Direito Internacional Privado – Universität zu Köln – Alemanha); O Professor da UNISUL, Javier Rodrigo Maidana (Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina) e os Professores do Cesusc Paulo Potiara de Alcântara Veloso (Doutorando em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina) e Lucas Carlos Lima (Mestrando em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina).

O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Direito Internacional do Cesusc, coordenado pelos Professores Paulo Potiara de Alcântara Veloso e Lucas Carlos Lima. A programação completa será disponibilizada em breve no site do Cesusc.

Cronograma:

9h30 – Solenidade de abertura com Betina Backes, Rogério Duarte da Silva e Paulo Potiara de Alcântara Veloso

09h45 – Mesa “A Jurisdição Internacional Permanente”Presidência: Paulo Potiara de Alcântara Veloso

“O Brasil e a Corte Internacional de Justiça” com Arno Dal Ri Júnior e Javier Rodrigo Maidana

“A formação da babel de vozes judiciais: o século XX e a ideia de tribunais permanentes” com Lucas Carlos Lima

14h – MOSTRA DE PESQUISA CIENTÍFICA DO CESUSC

Presidência: Lucas Carlos Lima

19h30 – Mesa “A Jurisdição Arbitral Internacional: Perspectivas e Desafios Presidência: Ademar Pozzati Júnior

“Os laudos privados internacionais” com Marcelo Markus Teixeira

“Panorama da Arbitragem Internacional sobre Investimentos Estrangeiros” com Paulo Potiara de Alcântara Veloso