VIII Semad traz para o Cesusc cases de sucesso em Marketing de Experiência

4 de outubro de 2013

O terceiro dia da VIII Semana Acadêmica de Administração (Semad) do Cesusc trouxe o palestrante Maurício Pacheco para apresentar o case do Clube do Malte.

O entusiasta de cervejas apresentou um breve histórico da empresa, que começou modestamente em Curitiba, e que hoje é conhecida e amada por apreciadores da bebida em todo o país.

O que possibilitou a rápida expansão, segundo Maurício Pacheco, foram as vendas pela internet. Simplicidade e criatividade foram fundamentais para incutir no cliente os valores da marca. “Há 10 anos, não havia 10% da diversidade de cervejas que encontramos nos supermercados atualmente.”

Para melhorar a experiência dos clientes, vinculamos nossos produtos às artes, como a música. Na hora da degustação (que é oferecida na loja, em Curitiba), servimos acompanhamentos cujo sabor complemente a cerveja. O copo em que a cerveja é apreciada também é importante para a experiência.

Mas é preciso cuidado: segundo Pacheco muitas pessoas quando começam um negócio, por serem apaixonadas pelo produto que estão vendendo, se esquecem de cuidar dos processos básicos de administração, botando em risco o lucro e a sobrevivência financeira da marca em longo prazo. Além de cultivar boa imagem com os clientes, é importante fortalecer o relacionamento com os fornecedores.

Maurício Pacheco encerrou a palestra com um conselho para os presentes: “O empreendedor de sucesso não pode se deixar abater. Vá atrás. Sonhe grande.”

Para a acadêmica da 1ª fase, Manoella Abreu, a palestra foi inspiradora: “me fez pensar mais em empreender”. A futura administradora disse que sente a necessidade de sair do ambiente teórico da faculdade e aplicar a administração no mercado de trabalho, criando seu próprio negócio.

Após a palestra foram sorteadas 5 caixas de produtos do Clube do Malte. Em seguida, uma inusitada performance, que reuniu Professoras do Curso de Administração e a Diretora da Faculdade, e também Professora do Curso, Betina Ines Backes, surpreendeu os alunos.

A noite contou ainda com um show organizado pela Nova Era Formaturas, para dar um gostinho aos acadêmicos do que os espera ao final da graduação.

Paralela à VIII Semad ocorre a VII Gincana Social, que reúne os alunos e ex-alunos do Curso de Administração do Cesusc em busca de objetivos solidários. Doação de sangue e medula, arrecadação de alimentos para os necessitados, entre outras atividades, valem pontos para esta saudável competição. Na sexta-feira, as equipes farão uma apresentação cultural no Auditório, a partir das 19h30.

A participação dos alunos de Administração durante o evento valerá hora de atividades complementares: nas palestras 12h/a, e na Gincana Social 25h/a.

As tarefas e o regulamento estão disponíveis no Facebook, na FanPage da Gincana Social em www.facebook.com/semadcesusc.