Segundo dia da VIII Semad discute solidariedade e cuidados para a vida profissio

3 de outubro de 2013

A segunda noite da VIII Semana de Administração do Cesusc (Semad) trouxe ao Auditório da Faculdade os palestrantes Regina May de Farias, que apresentou a campanha “8 jeitos de mudar o mundo”; e Genésio Silva, dos Correios.

A voluntária do Movimento Nós Podemos, do qual também participa o Cesusc, apresentou o Portal Social. Essa iniciativa surgiu para facilitar o processo de doação, agindo como um catalisador e centralizador dos recursos reunidos em prol de organizações sociais que atuam em benefício de todos.

Regina de Farias, que já coordenou diversos projetos de voluntariado e solidariedade na esfera pública e privada, explicou que além de doações, o portal possibilita a disseminação virtual dos projetos, multiplicando a visibilidade e efetividade de cada organização solidária.

Genésio Silva iniciou sua palestra explicando a estrutura dos correios e as medidas adotadas para solucionar os desafios logísticos que os Correios enfrentam todos os dias. Explicou diversas medidas que precisam ser tomadas para impedir que a empresa facilite o tráfico – seja de drogas, de produtos naturais ou de animais. Além da segurança, há o desafio diário de chegar a 50 milhões de residências.

O ex-assessor dos Correios aconselhou os presentes a ter cuidado com seus comportamentos, inclusive em redes sociais, para não serem prejudicados no mercado profissional. Para ilustrar sua mensagem, contou histórias de Nelson Mandela, Barack Obama e Lula, além de expôr sua própria infância, ao lado de mais sete irmãos, todos criados apenas pelo pai.“O dinheiro não pode ser nosso único recurso”, é preciso “captar as oportunidades que estão colocadas”. Para Genésio Silva mesmo que nem sempre tenhamos o ofício com o qual sonhamos, temos que fazê-lo bem feito, com sensibilidade, para que “no futuro, outros se espelhem em vocês”.

Gustavo Ramos, da 8ª fase de Administração, considera que ambas as palestras incentivaram os acadêmicos a buscar seus objetivos, se inspirando em grandes pessoas e fazendo o bem, sem desistir.

O Palestrante desta quinta-feira (dia 3) será Maurício Pacheco, do Clube do Malte . Ele falará sobre suas experiências profissionais e de como funcionou a diversificação das ações de marketing em sua empresa. A palestra será no Auditório do Cesusc, a partir das 19h, gratuita e aberta à comunidade.

Paralela à VIII Semad ocorre a VII Gincana Social, que reúne os alunos e ex-alunos do Curso de Administração do Cesusc em busca de objetivos solidários. Doação de sangue e medula, arrecadação de alimentos para os necessitados, entre outras atividades, valem pontos para esta saudável competição. Na prova desta quarta-feira, dois acadêmicos de todas as equipes caracterizaram-se como estátuas humanas. Depois da palestra, outro grupo de acadêmicos respondeu a uma prova de conhecimentos gerais. Cada estátua só podia se mover depois que o membro da sua equipe terminasse a prova.

A participação dos alunos de Administração durante o evento valerá hora de atividades complementares: nas palestras 12h/a, e na Gincana Social 25h/a.

As tarefas e o regulamento estão disponíveis no Facebook, na FanPage da Gincana Social em www.facebook.com/semadcesusc.