Cesusc é aceito como membro do GTC de Prevenção a Catástrofes Naturais em Santa

5 de maio de 2009

Pesquisadores do Cesusc participaram de reunião, no dia 24 de abril, no CIRAM da EPAGRI, em que foi aceita a participação da Faculdade no Grupo Técnico Científico (GTC) de Prevenção a Catástrofes Naturais em Santa Catarina.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM) é um órgão da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e mantém esse GTC para projetar ações no caso da ocorrência no Estado de eventos climáticos diversos, tais como: chuvas intensas, inundações, secas, temperaturas extremas, geadas, granizo,neve, tornados, furacões e deslizamentos. O Grupo foi criado pelo Governo do Estado motivado pelas enchentes de novembro e dezembro de 2008.

Para o Diretor Geral da Faculdade, Claudio Marlus Skora, a participação do Cesusc nesse grupo é mais uma oportunidade para a Instituição exercer sua responsabilidade social. “Nosso objetivo é auxiliar a comunidade catarinense,  através da disponibilização de técnicos, docentes e alunos, que poderão contribuir para minimizar os impactos sociais das catástrofes", explica.

Na reunião, foi também realizada a  análise final das ações propostas pelos técnicos e pesquisadores do GTC, que agora serão detalhadas na forma de projetos para a captação de recursos.

Saiba mais
O GTC é a equipe multi-institucional e multidisciplinar instituído, em dezembro 2008, por Protocolo de Intenções firmado entre o Governo do Estado e diversas instituições públicas e universidades de Santa Catarina (SDS, Epagri, FAPESC, UFSC, UNIVILLE, FURB, UNIPLAC, CREA-SC, SATC).