Entre os dias 3 e 5 de setembro, em diversos espaços em Florianópolis, será realizada a semana Paulo Stuart Wright – 40 anos do seu desaparecimento.
A semana concentrará uma série de eventos para homenagear a memória do catarinense, seu trabalho junto a comunidades carentes e suas ações de luta contra o regime militar. A principal atividade será a audiência pública para coleta de informações sobre o desaparecimento de Wright.
Deverá vir ao Estado o Coordenador da Comissão Nacional da Verdade, José Carlos Dias — que advogou para presos políticos durante os anos 1960 e 1970 e defendeu Wright à época — e Manoel Moraes, membro da Comissão da Verdade de Pernambuco, de onde surgiram as últimas pistas do paradeiro do corpo do político perseguido pela ditadura.
Durante toda a semana ocorrerá a Exposição “Direito à Memória, Direito e Verdade” poderá ser vista na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Sobre Paulo Stuart Wright
Paulo Stuart Wright nasceu em Herval d’Oeste, no dia 2 de junho de 1933. Irmão do pastor Jaime Wright, filho de Lathan Ephrahim Wright e de Maggie Belle Müller Wright, ambos norte-americanos, Stuart era diplomado em engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 5ª legislatura (1963 — 1967), eleito pelo Partido Social Progressista (PSP). Cassado pelo Ato Institucional Número Cinco (AI-5), após exilar-se no México retornou clandestinamente ao Brasil. Preso em São Paulo na 1ª semana de setembro de 1973, não se teve mais conhecimento sobre seu destino desde então. O deputado se tornou símbolo em Santa Catarina da luta contra a ditadura.
Veja a programação completa
03 de setembro
Palestra e debate: Memória, Verdade e Justiça
Palestrante: Prof. Fernando Ponte
FECESC – 19 h. – Rua Mauro Ramos 1624
04 de setembro- Sessão Solene
Assembleia legislativa do Estado de Santa Catarina
Plenário Osni Regis – 19 horas
05 de setembro
A Comissão Estadual da Verdade ouvirá em Audiência Especial algumas Mulheres Catarinenses Presas Políticas, durante a ditadura:
Anne Beck
Anita Maria Silveira Pires
Brigitte Buchele de Souza
Derlei Catarina De Luca
Hildegart Brand – procurar
Ligia Giovanella
Marize Lippel
Marlene de Souza Soccas
Rosangela de Souza
Rosemeri Cardoso
Local: Plenário Paulo Stuart Wright – (Plenarinho)14 horas – R. Jorge luz Fontes, 310
EXPOSIÇÃO: DIREITO À MEMÓRIA, DIREITO E VERDADE
Durante toda a semana a exposição poderá ser vista na Assembleia Legislativa de Santa Catarina