Semana Paulo Stuart Wright – 40 anos de seu desaparecimento

2 de setembro de 2013

Entre os dias 3 e 5 de setembro, em diversos espaços em Florianópolis, será realizada a semana Paulo Stuart Wright – 40 anos do seu desaparecimento.

A semana concentrará uma série de eventos para homenagear a memória do catarinense, seu trabalho junto a comunidades carentes e suas ações de luta contra o regime militar. A principal atividade será a audiência pública para coleta de informações sobre o desaparecimento de Wright.

Deverá vir ao Estado o Coordenador da Comissão Nacional da Verdade, José Carlos Dias — que advogou para presos políticos durante os anos 1960 e 1970 e defendeu Wright à época — e Manoel Moraes, membro da Comissão da Verdade de Pernambuco, de onde surgiram as últimas pistas do paradeiro do corpo do político perseguido pela ditadura.

Durante toda a semana ocorrerá a Exposição “Direito à Memória, Direito e Verdade” poderá ser vista na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Sobre Paulo Stuart Wright
Paulo Stuart Wright nasceu em Herval d’Oeste, no dia 2 de junho de 1933. Irmão do pastor Jaime Wright, filho de Lathan Ephrahim Wright e de Maggie Belle Müller Wright, ambos norte-americanos, Stuart era diplomado em engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 5ª legislatura (1963 — 1967), eleito pelo Partido Social Progressista (PSP). Cassado pelo Ato Institucional Número Cinco (AI-5), após exilar-se no México retornou clandestinamente ao Brasil. Preso em São Paulo na 1ª semana de setembro de 1973, não se teve mais conhecimento sobre seu destino desde então. O deputado se tornou símbolo em Santa Catarina da luta contra a ditadura.

Veja a programação completa

03 de setembro
Palestra e debate: Memória, Verdade e Justiça
Palestrante: Prof. Fernando Ponte