Grupo de Estudos em Direito e Literatura inicia com sala cheia

14 de agosto de 2013

Foi realizada na última segunda-feira (dia 12), a primeira reunião do Grupo de Estudos de Direito e Literatura: Um diálogo intertemporal necessário à humanização do Direito. A atividade, gratuita e aberta à comunidade acadêmica, atraiu interessados que encheram a sala 14 para debater e construir novas formas de interagir Direito com Literatura.

Os participantes discutiram – e seguirão debatendo nos próximos encontros – a partir de textos referências, a compreensão da literatura como forma de despertar à percepção da necessidade de humanização do Direito no século XXI. A atividade é Coordenada pelo Professor MSc. Ademar Pozzatti Junior.
Os encontros têm duração de 1h e ocorrerem às segundas-feiras, no Campus da Faculdade, na sala 14, sempre das 18h às 19h. O próximo será dia 26 de agosto, com atividade relacionada à obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. A cada aula um convidado apresenta brevemente suas considerações seguidas de um debate entre os proponentes do projeto.
Para os organizadores, a Literatura é ao mesmo tempo arte, documento histórico e catarse. Conhecer, compreender e transcender a Literatura nos torna mais próximos do outro e de nós mesmos. Estudar o Direito apenas à luz da norma e do procedimento torna o aluno pouco mais que engrenagem do sistema.
Alunos do Cesusc ganham 1h de atividades complementares por encontro. Podem participar alunos de todas as fases.
Programação dos encontros:
26/08 Dom Casmurro – Machado de Assis
09/09 Medida por Medida – Willian Shakespeare (1604)
23/09 Laranja Mecânica – Anthony Burgess (1962)
07/10 Pergunte ao Pó – John Fante (1939)
21/10 A Náusea – Jean Paul Sartre (1938)
04/11 O Barão nas Árvores – Ítalo Calvino (1957)
18/11 Ensaio sobre a Lucidez – José Saramago (2004)
25/11 Apresentação da peça: Pedro e o Capitão – Mário Benedetti