Grupo de Pesquisas em Direito Internacional do Cesusc inicia nesta terça-feira

  • Data de publicação
    13 de agosto de 2013
  • Discussão
    Nenhum comentário

O Núcleo de Pesquisa em Direito Internacional do Cesusc convida os acadêmicos para participarem das reuniões do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional, que neste semestre abordará a temática “Conflitos Internacionais”. Os coordenadores do Projeto são os Professores Paulo Potiara de Alcântara Veloso e Lucas Carlos Lima, contando com a organização das acadêmicas Rafaela Abreu, Melina Kotzias e Fernanda Schramm.

As reuniões serão quinzenais, às terças-feiras, a partir das 17h30, com início previsto para o dia 13 de agosto, na sala 101, do Campus. Os textos estarão disponíveis na pasta do Grupo de Pesquisa de Direito Internacional a partir de sexta-feira (dia 16) no Xerox da Faculdade. A frequência do aluno será registrada pelos coordenadores do Grupo de Pesquisa durante os encontros e certificação de 30 h/aula. Os discentes que não puderem participar da primeira reunião poderão participar dos encontros. A atividades é gratuita.

Neste semestre, as atividades do Grupo de Pesquisa estarão centradas na análise da natureza relacional e jurídica dos conflitos internacionais, visando criar elementos de base para a discussão crítica acerca dos horizontes normativos e dos fundamentos políticos, sociais e jurídicos que estão na gênese de qualquer elemento conflitivo no âmbito internacional. Nas palavras do internacionalista italiano Dionisio Anzilotti, a guerra é o motor do Direito Internacional, e não é possível entender o fenômeno jurídico sem se analisarem profundamente os conflitos a ele subjacentes.

O Núcleo de Pesquisa em Direito Internacional visa aprofundar os estudos relativos à disciplina de Direito Internacional, fornecendo aos alunos um instrumental teórico crítico em relação ao ordenamento internacional, bem como um aprimoramento técnico aos operadores do Direito que com maior frequência se debruçam sobre normas de cunho internacional em seu cotidiano.

Além do Grupo de Pesquisas, o Núcleo estimula estudos na área de Direito Internacional (público ou privado), e discussão e aprimoramento dos trabalhos de conclusão de curso realizados na área. Auxilia ainda na realização de intercâmbios e facilita a primeira publicação dos acadêmicos, fornecendo aos estudantes um instrumental teórico para perceber o fenômeno jurídico ante seu intenso processo de internacionalização.