Definidos horários do Festival de Cinema Pela Verdade no Cesusc

  • Data de publicação
    30 de julho de 2013
  • Discussão
    Nenhum comentário

Nos dias 7 e 8 de agosto o Cesusc recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Cinema Pela Verdade, em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, por meio do Projeto Marcas da Memória e o Instituto Cultura em Movimento – ICEM.

O Cinema pela Verdade é uma mostra de filmes sobre o período da Ditadura Civil Militar no Brasil e suas consequências. Após cada sessão deverão ser promovidos debates com professores e acadêmicos e comunidade externa.

Sobre as datas e horários das sessões:

Marighella
Exibição: dia 07/08/2013 – às 8 horas – no Auditório Cesusc
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=6Hc7HeRY264
Sinopse: Ganhador do prêmio de melhor longa-metragem da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul em 2012. Carlos Marighella foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. Este líder comunista e parlamentar foi preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro Urbano. Direção Isa Grinspum Ferraz. 100 minutos. Classificação indicativa 10 anos.

NO
Exibição: dia 07/08/2013 – às 19 horas – no Auditório Cesusc
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=VJM4ZXis0G0
Sinopse: Concorreu ao Oscar 2013 na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Os líderes do governo contratam René Saavedra para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Direção Pablo Larraín. Duração 118 minutos. Classificação indicativa 12 anos.

Eu Me Lembro
Exibição: dia 08/08/2013 – às 8 horas – no Auditório Cesusc
Trailer não disponível.
Sinopse: Exibido no Festival Internacional do Rio de Janeiro em 2012. Documentário acompanhou cinco anos das Caravanas da Anistia e reconstrói a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça por meio de imagens de arquivo e de entrevistas. Direção Luiz Fernando Lobo. Duração 96 minutos. Classificação indicativa 12 anos.

Infância Clandestina
Exibição: dia 08/08/2013 – às 19 horas – no Auditório Cesusc
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=YPpQYZIYDhk
Sinopse: Representante argentino ao Oscar 2013, categoria melhor filme estrangeiro. Argentina, 1979. Juan, assim como seus pais e seu tio leva uma vida clandestina. Fora do berço familiar ele é conhecido por um outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país. Direção: Benjamin Ávila. 90 minutos. Classificação indicativa 14 anos.