Cesusc recebe o Festival de Cinema Pela Verdade

  • Data de publicação
    16 de julho de 2013
  • Discussão
    Nenhum comentário

Nos dias 7 e 8 de agosto o Cesusc recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Cinema Pela Verdade, em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, por meio do Projeto Marcas da Memória e o Instituto Cultura em Movimento – ICEM.

O Cinema pela Verdade é uma mostra de filmes sobre o período da Ditadura Civil Militar no Brasil e suas consequências.

Após cada sessão são promovidos debates com acadêmicos, pesquisadores, ex-presos políticos, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos, além de participações especiais de diretores ou da equipe de produção dos filmes exibidos. Desta vez, os filmes em exibição serão “Infância Clandestina”, “Marighella”, “Eu me Lembro” e “NO”.

Em breve serão divulgados os horários e datas de cada sessão.

Sobre os filmes:

Infância Clandestina
Representante argentino ao Oscar 2013, categoria melhor filme estrangeiro. Argentina, 1979. Juan, assim como seus pais e seu tio leva uma vida clandestina. Fora do berço familiar ele é conhecido por um outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país. Direção: Benjamin Ávila. 90 minutos. Classificação indicativa 14 anos.

Marighella
Ganhador do prêmio de melhor longa-metragem da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul em 2012. Carlos Marighella foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. Este líder comunista e parlamentar foi preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro Urbano. Direção Isa Grinspum Ferraz. 100 minutos. Classificação indicativa 10 anos.

Eu Me Lembro
Exibido no Festival Internacional do Rio de Janeiro em 2012. Documentário acompanhou cinco anos das Caravanas da Anistia e reconstrói a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça por meio de imagens de arquivo e de entrevistas. Direção Luiz Fernando Lobo. Duração 96 minutos. Classificação indicativa 12 anos.

NO
Concorreu ao Oscar 2013 na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Os líderes do governo contratam René Saavedra para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Direção Pablo Larraín. Duração 118 minutos. Classificação indicativa 12 anos.