Diretor Presidente do Cesusc participa como Relator de Processo em Ibiúna

13 de junho de 2013

Para marcar os 45 anos do 30º Congresso da UNE, quando mais de 1.000 estudantes foram presos em 1968, será realizada a 71ª Caravana da Anistia, em Ibiúna (SP), neste sábado (dia 15). O Diretor Presidente do Cesusc e conselheiro da Comissão de Anistia Dr. Prudente José Silveira Mello será um dos relatores dos processos, juntamente com Dr. Nilmário Miranda ex-secretário de Direitos Humanos da República.

Durante a Caravana que compõe a programação do 11º Congresso da União Estadual de Estudantes/SP, serão julgados os pedidos de anistia de dois ex-estudantes que participaram do Congresso. Após o julgamento, dos casos será realizado um ato de reparação coletiva e homenagem aos estudantes detidos pela repressão em 1968.

As Caravanas da Anistia têm por objetivo resgatar a memória e a verdade sobre o autoritarismo, ampliar a transparência dos trabalhos da Comissão de Anistia e aproximar a juventude do tema da luta pelas liberdades democráticas. Em Ibiúna a atividade começa às 10h.

Desde o início de seus trabalhos, a Comissão de Anistia já julgou cerca de 180 processos de estudantes presos durante o Congresso de Ibiúna.

O Congresso de Ibiúna
Quatro anos após o Golpe Militar, a UNE reuniu cerca de mil estudantes com suas principais lideranças de resistência à Ditadura, para a realização clandestina do seu 30º Congresso num sítio, em Ibiúna, estância turística próximo à Capital. Mais de 1.000 pessoas foram presas, entre elas as principais lideranças do movimento estudantil: Luís Travassos (presidente eleito), Vladimir Palmeira, José Dirceu, Franklin Martins e Jean Marc van der Weid.

Após a prisão das lideranças no Congresso, a UNE se vê obrigada a encolher ainda mais e passa a realizar micro congressos regionais, articulados por Jean Marc Von Der Weid, o presidente, na época, entretanto Jean Marc é preso e assume o seu posto, Honestino Guimarães, que desaparece em 1973, considerado morto pela Ditadura Militar.