Grupo de Estudos em Direito Internacional inicia dia 20 de maio

9 de maio de 2013

O Núcleo de Pesquisa em Direito Internacional do Cesusc convida os acadêmicos para participarem das reuniões do “Grupo de Estudos em Direito Internacional: o Brasil e as Jurisdições Internacionais”. Os coordenadores do Projeto são os Professores Paulo Potiara de Alcântara Veloso e Lucas Carlos Lima.

As reuniões serão quinzenais, ocorrendo às segundas-feiras, das 16h30 às 18h, com início previsto para o dia 20 de maio, na sala 101, do Campus. Os textos estarão disponíveis na pasta do Grupo de Estudos de Direito Internacional a partir de segunda-feira (dia 13) no Xerox da Faculdade. Assim como do Grupo de Direito e Literatura, a frequência do aluno será registrada pelos coordenadores do Grupo de Estudos durante os encontros e certificação de 12h/aula.

Neste semestre, as atividades do Grupo de Estudo estarão focadas na compreensão do papel do Estado Brasileiro perante as diversas jurisdições internacionais, focando, sobretudo, nos casos da Corte Internacional de Justiça, na Corte Interamericana de Direitos Humanos, no Órgão de Solução de Controvérsias da OMC e no Sistema de Resolução de Investimentos no Banco Mundial.

O Núcleo de Pesquisa em Direito Internacional visa aprofundar os estudos relativos à disciplina de Direito Internacional, fornecendo aos alunos um instrumental teórico crítico em relação ao ordenamento internacional, bem como um aprimoramento técnico aos operadores do Direito que com maior frequência se debruçam sobre normas de cunho internacional em seu cotidiano.

Além do Grupo de Estudos, o Núcleo estimula a pesquisa na área de Direito Internacional (seja no público, seja privado), a discussão e aprimorando dos trabalhos de conclusão de curso realizados na área, o estímulo a intercâmbios e à primeira publicação dos acadêmicos e, sobretudo, fornecer aos estudantes um instrumental teórico para perceber o fenômeno jurídico ante seu intenso processo de internacionalização.