CineEstudo Cesusc terá início segunda-feira e analisa diferentes fases da socied

  • Data de publicação
    4 de maio de 2013
  • Discussão
    Nenhum comentário

Nesta segunda-feira (dia 6), terá início no auditório do Cesusc o Projeto Cine Estudo, organizado pelo Professor de Ciência Política, Dr. Alexandre Vieira.

As sessões de cinema, em maio, ocorrerão do meio-dia às 15 horas nos dias 6, 13, 21 e 27. A exibição do filme será seguida por uma discussão mediada pelo Professor Alexandre Vieira a respeito dos temas tratados nas obras.

Serão quatro encontros no mês com validação de 3 horas de atividades complementares por sessão e debate.

No primeiro encontro (dia 6), será exibido o filme “1492: A Conquista do Paraíso”, com o objetivo de estudar as teorias de governo e como elas interagem no encontro de diferentes sociedades.

O filme “Morte ao Rei”, que será exibido no dia 13 de maio, promete ilustrar as correntes de pensamento e a conjuntura política que motivaram os pensamentos e filosofias de Sir Thomas Hobbes, autor de Leviatã (1651).

Já no dia 21, será discutido o declínio da monarquia portuguesa, suas relações com as conquistas de Napoleão Bonaparte e o desenvolvimento político e social que aconteceu no Brasil com a vinda da família real, na exibição da obra “Joaquina: A Princesa do Brasil”.

A sessão de encerramento (dia 27), estudará os processos que levam à formação de um Estado Nacional, a partir do exemplo estadunidense retratado no filme “Amistad”, de Steven Spielberg.

Todas as sessões serão gratuitas e abertas a todos os alunos, bem como a comunidade.

Conheça mais cada obra:

1492: A Conquista do Paraíso – (Exibição dia 6 de maio – 12h às 15h)

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=eS-u5Xk7dOE

FICHA TÉCNICA: Diretor: Ridley Scott. Elenco: Gérard Depardieu, Armand Assante, Sigourney Weaver, Loren Dean, Ángela Molina. Produção: Alain Goldman, Ridley Scott. Roteiro: Rose Bosch. Fotografia: Adrian Biddle. Trilha Sonora: Vangelis. Duração: 142 min. Ano: 1992. País: França/ Espanha. Gênero: Aventura. Cor: Colorido. Estúdio: Gaumont / Légende Entreprises / France 3 Cinéma.

SINOPSE: Esse filme relata vinte anos da vida do navegador e visionário Cristovam Colombo. Sua compreensão de que o mundo poderia ser completamente navegável por ser redondo, o levou a se empenhar em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição. O descobrimento das belezas das Américas e os dilemas que envolveram europeus e indígenas do Novo Mundo são retratados com grande expressão. O esforço de fazer o projeto colonizador dar certo faz com que Colombo veja em si mesmo o significado de ascenção e decadência de um sonho.

Morte ao Rei – (Exibição dia 13 de maio – 12h às 15h)

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=kCJyJNwk6nM

FICHA TÉCNICA: Direção: Mike Barker. Produção: Paul Webster, Jeremy Thomas, Christopher Petzel, Kevin Loader. Intérpretes: Ruppert Everell, Tim Roth, Douglas Scott. Direção de Fotografia: Eigil Bryld. Roteiro: Michael Mayhew. São Paulo: Flashstar Home Video, 2002. 1 fita de vídeo (x min.), VHS, son., color., legendado.

SINOPSE: Este filme nos retrata a historia de uma Inglaterra (em 1645, meados do século XVII), em ruínas com o termino de uma guerra civil que dividia o país. Os puritanos derrubaram o rei Charles Stuart I e ganharam a batalha contra a corrupção. Com isso, surgem dois heróis pós-guerra: Lorde General Thomas Fairfaix e Oliver Cromwell. Os dois têm uma mesma missão, que é a de reformar o país. Portanto, Fairfaix que era membro da aristocracia, almeja uma reforma moderada enquanto Cromwell exige a execução do rei. O rei deposto acreditando que seu reinado foi roubado busca reconquista-lo.

Carlota Joaquina: A Princesa do Brasil – (Exibição dia 21 de maio – 12h às 15h)

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=z_TrZewCgS8

Ficha Técnica: Gênero: Comédia. Duração: 1h40min. Ano de lançamento: 1995. Estúdio: Elimar Produções Artísticas. Distribuidora: Elimar Produções. Direção: Carla Camurati. Roteiro: Carla Camurati e Melanie Dimantas. Produção: Bianca de Felippes e Carla Camurati. Música: André Abujamra e Armando Souza. Fotografia: Breno Silveira. Direção de arte: Tadeu Burgos e Emília Duncan. Figurino: Tadeu Burgos, Marcelo Pires e Emília Duncan. Edição: Cézar Migliorin e Marta Luz. Elenco: Marco Nanini, Marieta Severo, Ludmilla Dayer, Antônio Abujamra, Maria Fernanda, Eliana Fonseca, Beth Goulart, Thales Pan Chacon, Vera Holtz, Bel Kutner, Nei Latorraca, Aldo Leite, Norton Nascimento, Marcos Palmeira.

SINOPSE: A princesa Carlota Joaquina de Bourbon, herdeira do trono espanhol, tem apenas dez anos quando é prometida ao nada atraente Rei de Portugal D. João VI. Eles acabam envolvidos nas mudanças políticas introduzidas na Europa pelo governo napoleônico e são forçados a mudar drasticamente o rumo da historia.

Amistad – (Exibição dia 27 de maio – 12h às 15h)

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=_aZNrE3F0m0

FICHA TÉCNICA: Diretor: Steven Spielberg. Elenco: Morgan Freeman, Nigel Hawthorne, Anthony Hopkins, Djimon Hounsou, Matthew McConaughey, David Paymer. Produção: Debbie Allen, Steven Spielberg, Colin Wilson. Roteiro: David H. Franzoni. Fotografia: Janusz Kaminski. Trilha Sonora: John Williams. Duração: 152 min. Ano: 1997. País: EUA.

SINOPSE: No ano de 1839 o navio negreiro la Amistad , no seu caminho a Cuba, sofre um motim e é dominado por 53 africanos que fazem seu captores reféns. Acabam presos pela marinha americana em Connecticut onde serão peões no jogo de interesses políticos do século XIX, de um lado os abolicionistas americanos, do outro a coroa espanhola e os conservadores do Sul, e terão que submeter-se a suprema corte americana se quiserem voltar para a África.