Cesusc homenageia o trabalho da Ministra Maria do Rosário

22 de março de 2013

Maria do Rosário é uma mulher que não para. Chegou a Florianópolis no começo da tarde desta quinta-feira (21) e do aeroporto dirigiu-se diretamente até o Centro Administrativo do Governo, na SC-401, para participar do lançamento do Programa Viver Sem Limite no Estado. Terminada sua agenda oficial, por volta das 17h, veio até a sede do Complexo Superior de Santa Catarina (CESUSC), onde mais tarde receberia uma homenagem da instituição e o título de Professora Honoris Causa. Ela ainda queria visitar a Assembléia Legislativa, mas não teve tempo. As duas horas que sobravam antes do começo da cerimônia, usou para dar entrevistas. Maria do Rosário é uma mulher que não perde uma chance.

Quando recebeu, no Palácio do Planalto, em 2011, o cargo de Ministra de Estado Chefe da Secretaria dos Direitos Humanos, aproveitou seu discurso para pedir ao Congresso a aprovação da Emenda Constitucional do trabalho escravo e do Projeto de Lei que no final daquele ano criaria a Comissão da Verdade. Quando foi homenageada, na Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, em 2013 (ontem), com a honra máxima da Instituição, aproveitou sua fala para chamar a população à defesa dos Direitos Humanos.

“Nós precisamos no Brasil de muitas e muitos defensores da Democracia, da inclusão integral de todos os membros da sociedade como cidadãos que têm os seus direitos reconhecidos pelo Estado”, convocou a Ministra. Ela pede mais participação da Sociedade Civil: “este Brasil melhorou demais nos últimos anos, mas ainda tem uma longa caminhada para o enfrentamento dos seus problemas sociais. Não podemos parar de trabalhar no sentido deefetivamente positivar cada direito, de torná-los leis escritas na nossa Constituição.”

Maria do Rosário, de fato, foi uma mulher que trabalhou. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Mestrado em Educação e Violência Infantil, começou sua carreira política em 1993, como a vereadora mais votada da história de Porto Alegre até então. Desde lá, foi eleita Deputada Estadual no Rio Grande do Sul e Deputada Federal, cargo do qual se afastou para assumir a Secretaria dos Direitos Humanos. Uma rápida pesquisada nos arquivos da Câmara dos Deputados revela os mais de 450 projetos de lei nos quais atuou como autora ou co-autora e que beneficiam crianças e adolescentes, professores, artesãos, microempresários, deficientes físicos, movimentos culturais e a comunidade LGBT.

“Estamos juntos nesse caminho, ministra”, lembrou o Diretor Presidente do CESUSC, Prudente José Silveira Melo, durante a outorga do Honoris Causa. “O que nos move é ensinar e pensar diferente. Estamos muito agradecidos de poder gravar na memória desta casa o nome de Maria do Rosário.”

A Diretora Geral da Faculdade Betina Inês Backes completou a fala com um convite: “Só posso esperar que os nossos alunos aqui presentes usem sua inspiração para trilhar uma bela trajetória como a da senhora, Ministra”.