Selecionados estudantes do Cesusc para competição internacional realizada pela O

  • Data de publicação
    4 de março de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

Com imagens do site da Competição

Os alunos Felipe Mottin P. de Paula e Yuri Muller Ledra, do Curso de Direito, foram selecionados pelo Centro de Estudos em Direitos Humanos (CEDH) do Cesusc para representarem a Faculdade na Competição de Julgamento Simulado sobre Sistema Interamericano de Direitos Humanos, promovida anualmente pela Organização dos Estados Americanos (OEA). A Competição é organizada na Academia de Direitos Humanos da Universidade de Washington DC (Academy on Human Rights – Washington College of Law – American University), na cidade de Washington (EUA), e reunirá centenas de estudantes de diversos países, entre os dias 18 e 24 de maio, para analisarem um caso hipotético de infração aos Direitos Humanos (ao lado, fotos da última edição do evento).

Confira o edital que anuncia a seleção dos dois alunos para a equipe do Cesusc

Segundo a coordenadora do CEDH, professora Fernanda Lapa, além de participarem da Competição, os estudantes conhecerão uma das universidades mais especializadas em sistema interamericano de Direitos Humanos no mundo. “Os alunos terão que preparar uma peça escrita e participar da rodada oral com os outros estudantes. Creio que voltarão mais capacitados e aptos para enfrentar qualquer sustentação oral em público, assim como terão que estudar com profundidade assuntos como Direito Internacional e o Meio Ambiente, tema escolhido para este ano”.

A participação do Cesusc na Competição é resultado de um convênio firmado no final do ano passado entre a Faculdade, o Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) e a Universidade de Washington. A parceria foi possível graças a reuniões organizadas durante o II Curso Anual de Direitos Humanos (CADH), realizado pelo IDDH no Cesusc em novembro. Estiveram presentes ao CADH o co-diretor da instituição de ensino americana, Diego Rodríguez-Pinzón, e também o Secretário Geral da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Pablo Saavedra, que é autor do caso hipotético a ser utilizado na Competição deste ano. “Nossa idéia é que a participação do Cesusc aconteça todo ano”, conta a professora Fernanda.

Conheça mais sobre a Competição
A Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos foi criada para ser uma forma de instruir futuros advogados no uso do Sistema Legal Interamericano de Direitos Humanos, como um meio legítimo para promoção e proteção dos Direitos Humanos.
É baseada em caso hipotético escrito por especialistas no Sistema Interamericano de Direitos Humanos e reflete uma questão atualmente em debate. Temas anteriores trataram de:

  • Estado de emergência
  • Liberdade de expressão
  • Discriminação sexual e estupro
  • Liberdade da imprensa
  • Direito a viver
  • Tortura
  • Direito a um processo justo
  • Sindicatos laborais
  • Direitos de povos indígenas