Karoline Meyer já passou 18 minutos e 32 segundos embaixo d’água. Sim, ela ficou sem respirar por quase 20 minutos e, para isso, afirma, é preciso concentração, muito treino e uma boa equipe. Na palestra que deu nessa terça-feira (25) durante a VII Semana da Administração (Semad) da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, ela falou sobre esse feito, com o qual bateu o recorde mundial de apneia estática, e sobre seu grande sonho de nadar com as criaturas do mar.
Para Karoline, a água sempre foi uma paixão. Sua primeira memória afetiva remonta a um vídeo que o pai lhe trouxe e que mostrava os bichos marinhos e sua vida subaquática. O mergulho, então, foi quase que inevitável em sua vida, mas a prática da apneia como esporte começou com uma coincidência e uma curiosidade.
Ela estava treinando na piscina quando alguns colegas pediram que tentasse o mergulho sem respirar. Na primeira tentativa, alcançou um tempo impressionante. “Mas faz isso de novo”, pediram os amigos, inconformados. Ela tentou e conseguiu uma marca melhor ainda. Na época, o mergulho livre não existia no Brasil e Karoline foi buscar aonde no mundo ela poderia praticar aquela modalidade. Encontrou alguns franceses que adoravam o mar tanto quanto ela e, com a ajuda deles, decidiu que era aquilo que ela queria fazer.
Enquanto explicava suas técnicas de treinamento e falava sobre sua carreira, Karoline exibiu um vídeo com as competições que participou e os recordes que bateu. Ícone do Mergulho Livre no Brasil e no Exterior, alcançou dois recordes continentais e 31 sul-americanos, além do reconhecimento em nível internacional como “Best Coach” e, “Best Female Freediver” pelo ICARE Trophie.
Com um sotaque franco-brasileiro acentuado, ela usa algumas frases de seus amigos e técnicos da França como motivo de inspiração. “Ce n’est jamais trop tard pour se jeter dans l’eau”, dizia uma, “Nunca é tarde para se jogar na água”. “Il faut toujours sourire”, repetia seu treinador, “É preciso sorrir sempre”.
Para os futuros administradores presentes no auditório do Cesusc ficou a mensagem: é preciso persistência para alcançar seus objetivos. É preciso, também, trabalho em equipe. Karoline já desmaiou dez vezes durante provas e treinos e se não fosse por seus colegas muito bem preparados, talvez não estivesse viva até hoje.
Por fim, no que ela pensa quando está debaixo da água? O segredo, diz, é estar bem fora da água para conseguir se concentrar no trabalho dentro da água. “Eu medito e tento focar numa imagem que não saia da minha cabeça”. Por exemplo? “Bom, a cor laranja. Ou mesmo a paisagem do fundo do mar”.
Depois da palestra, a atleta distribuiu dez camisetas entre os participantes, que tiveram a chance de tirar uma foto com ela. Cada equipe da Gincana Social também aproveitou para tirar uma foto com a recordista e para conversar um pouco mais.
A Semad vai até o dia 27 com o encerramento das provas artísticas da VI Gincana Social, evento paralelo, provido pelo Curso de Administração com a participação do Corpo Docente e Discente. Nesta quarta-feira (26), às 19h, o proprietário da Marca GOpizza, Murilo Mafra Filho, vai falar sobre sua atuação como administrador de empresas em Florianópolis e colocará os problemas enfrentados pelos profissionais da região.
PROGRAMAÇÃO VII SEMANA DA ADMINISTRAÇÃO CESUSC
DIA 24/09
Palestra com Gerente de Desenvolvimento Sustentável do Banco Santander Brasil, Maurício Longhini Barbeiro
Tema: Sustentabilidade faz parte do negócio
DIA 25/09
Palestra com a mergulhadora oito vezes recordista, Karoline Meyer
Tema: Mergulhe fundo nos seus sonhos
DIA 26/09
Palestra com proprietário da marca GoPizza de Florianópolis, Murilo Mafra Filho
Tema: GOpizza, um case de sucesso!
DIA 27/09
Apresentação das provas finais da VI Gincana Social Semad, na qual os alunos da Faculdade participam ativamente com provas artísticas e de conhecimento.