Cesusc implanta recipiente para recolher pilhas e baterias

  • Data de publicação
    14 de setembro de 2012
  • Discussão
    Nenhum comentário

Seguindo o planejamento do Programa de Sustentabilidade do Cesusc, o ECOnsciência, a Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, instalou para seus alunos, funcionários e comunidade o “Papa-Pilhas”, um lixeiro especial para o descarte de pilhas e baterias. Produzido com materiais reciclados, o recipiente será limpo uma vez por mês e seu conteúdo levado até a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), onde terá o destino apropriado.

Com base no Projeto, a Faculdade Cesusc se certificou de que o adesivo usado para a identificação do “Papa-Pilhas” fosse produzido de forma sustentável. A peça foi feita em uma máquina à base de água e látex que não poluem o meio-ambiente, ao invés de utilizar uma máquina comum à base de solventes químicos.

Pilhas e baterias contêm substâncias tóxicas em sua composição, por isso merecem cuidados na hora do descarte. Se esse material for depositado em lixões, as toxinas serão absorvidas pelo solo e contaminarão os lençóis freáticos. A legislação proíbe jogar a céu aberto, entretanto, não existe no país um programa de recolhimento para esse tipo de material.

O programa ECOnsciência tem como objetivos a conscientização da comunidade acadêmica sobre a questão ambiental e a implementação de ações práticas voltadas à sustentabilidade.